sábado, 24 de setembro de 2011

LAVAGEM DA LÃ

Primeira sessão. Porque sem tanque público aqui por perto, isto vai ser demorado :)

8 comentários:


  1. Estou a ler uma tese de doutoramento fantástica sobre toda a indústria da "draperie" na França medieval. Nem imaginas o quão pouco todos estes processos mudaram em seiscentos anos, é impressionante.

    ResponderEliminar
  2. Rosa :)
    Estou a fazer como a D. Benta me ensinou. Colocar a lã (e só lavei um dos dois sacos que ela me deu)em bacias cheias de água ao sol. O calor faz amolecer a porcaria e a gordura e facilita a lavagem. Só quando a água sair totalmente limpa é que a lá está lavada. Acho que vou passar a semana nisto :) Fiz 3 mudanças de água e ainda está tão suja! O mais prático, como eu já vi a D. Benta fazer num filme que se fez por cá é, depois de estar a lã de molho na água aquecida pelo sol, pô-la em cestos e colocar os cestos num local com água corrente (tanque público, riacho, o que seja). Os cestos funcionam, naturalmente, como "coadores de lã".
    Pode ser que arranje um destes coadores e depois vá ali abaixo à barragem fazer as lavagens :)

    ResponderEliminar
  3. Em Mértola também se usa a técnica do cesto=coador. E não conhecia essa técnica de lavagem só com calor do sol. Depois fazemos um fiandeiro juntas?

    ResponderEliminar
  4. Rosa
    Fui ver a fotografia... tenho mesmo de ir para a barragem :)
    Fazemos,fazemos...mas primeiro tenho de aprender a fiar com a D. Benta e olha que não sei se levo jeito :)

    ResponderEliminar
  5. Vou experimentar hoje lavar lã das minhas pela primeira vez! Beijinhos, quando ler isto se puder contacte-me para lhe colocar duvidas sobre o processo eheh se estiver com tempo e interesse para isso claro, email - di_co_ma@live.com.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, eu não sou nenhuma especialista em lavagem de lãs :) O melhor é perguntar à senhora ali de cima, a Rosa Pomar, essa sim, especialista em lãs :) :) :)

      Eliminar
  6. Estou lavando a lã de ovelha pela primeira vez.
    Já lavei , mas ficou muito picão e palha, como faço para tirar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Provavelmente terá que lavar outra vez com água moderadamente morna, já que a água morna (nunca quente) ajudará a dissolver a sujidade e a retirar vestígios vegetais.

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue