No dia em que se fizeram as alheiras, o Sr. Américo explicou-me várias coisas. Os lareiros, os paus onde se pendura o fumeiro, são feitos de vidoeiro porque o vido é uma árvore que cresce muito direitinha e delgada.
A lenha para fumar é sempre de carvalho porque o carvalho faz um lume muito mais certinho.
As alheiras não podem ser penduradas encostadas umas às outras porque o ar tem de passar entre elas.
Depois de penduradas, primeiro sai a água, no primeiro e no segundo dia. Ao passar uma semana, elas começam a estar secas e começam a aparecer umas pinguinhas de adubo, de gordura. Começando a pingar é porque já estão prontas.
Olá Ni
ResponderEliminarDeparei com o seu blog por acaso. Feliz acaso!
Sou de ascendência transmontana, da zona raiana do Douro, das escarpas e rochedos, de uma beleza dura e agressiva. Mas muito própria e que não esquece facilmente. As suas imagens do fumeiro trouxeram-me à memória as vezes em que a minha mãe fazia as alheiras e eu ajudava, com as mãos bem metidas na massa, tentando que a tripa não fugisse pelas mãos escorregadias. E a prova da massa? Bem frigida numa sertã, era um petisco. Lembranças que vão esquecendo, pois agora é tudo produzido industrialmente.
Um bom ano 2012.
if.
Bela fuga.
ResponderEliminarJá há muito que não via o unto,pisado,com sal e ao fumo.
Cordial abraço,
mário
Hmmmmmm, só de olhar até engulo em seco!!! Que saudades de Trás-os-Montes, onde vivi até aos 6 anos e onde faziam (e fazem...) estas coisas! Belas fotos (e salpicões, e chouriços, e alheiras...)!!!
ResponderEliminarDaniela, bom ano!!! Há que tempos que não te vinha aqui visitar e... que viagem fantástica!... Fiquei totalmente apaixonada por todos os sítios de Trás-os-Montes p onde passei, mas com o teu blogue o rating disparou para níveis muito acima do imaginado! Fabulosas fotografias, fantástico registo, preciosíssimas tradições! ...Já p não falar nas receitas! Resolução 33 para 2012: passar por cá mais vezes. Mtts bjs Margarida Ataíde
ResponderEliminarObrigada a todos pelas vossas palavras :)
ResponderEliminar