sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

GELADO DE ALFARROBA

Desde que o mate me trouxe isto do Algarve que fiquei com vontade de fazer um gelado de alfarroba. Com a desculpa de não ter a máquina de gelados na casa de Lisboa, esperei até vir à Figueira da Foz para testar esta receita. A verdade é que não é preciso uma máquina de gelados! 
Parti de uma receita base que uso com frequência e fui adicionando alfarroba até considerar que o seu sabor estava suficientemente explícito - mas não exagerado. O resultado é mesmo muito, muito bom :)


Ingredientes
100 grs de alfarroba em pó
450 grs de leite condensado
6 gemas
600 ml de natas (colocadas no congelador uns 15 minutos antes de iniciar a receita)

Preparação
Com o batedor de varas (eléctrico ou manual), bater as gemas até o preparado ficar espumoso. Juntar o leite condensado e bater até incorporar bem. 
Colocar a alfarroba numa pequena tigela e juntar, aos poucos, cerca de uma a duas chávenas do preparado das gemas e do leite condensado. Esta operação destina-se a facilitar a posterior incorporação da alfarroba no preparado. Juntar esta mistura às restantes gemas e leite condensado.
À parte bater as natas e. quando estiverem bem firmes, juntar à mistura de alfarroba, gemas e leite condensado. Envolver bem e deitar na máquina de gelados seguindo as instruções do fabricante.
Se não se tiver máquina de gelados, deixar o preparado na taça e levar ao congelador. Ao fim de uma hora bater vigorosamente com o batedor de varas. Repetir o processo ao fim de mais uma hora. E está pronto para comer.


3 comentários:

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores