terça-feira, 14 de junho de 2011

UMA TARDE EM SOLVEIRA

Desmarcadas as filmagens sobre a produção de sabonete em Vilar de Perdizes (são os imponderáveis do terreno), rumei com os colegas do Ecomuseu de Barroso a Solveira para conhecer dois possíveis informantes para o tema das tarefas agrícolas.
O sr. Jaime, de 83 anos, um dos informantes, deu-me uma tarde cheia de surpresas. A começar pelo seu quintal.



Mesmo antes de nos mostrar a égua adquirida há pouco tempo, fez questão de nos apresentar ao casal de pavões que tem no quintal. Comprei-os em Chaves a um negociante de aves. Depois, sim, mostrou-nos a égua. Deu-lhe umas mãos cheias de milho: um miminho, confessou.



Mas a casa do sr. Jaime tem muitas outras surpresas. Gosto de colecionar coisas antigas. Dois teares, muitas máquinas de costura, ferros que aqueciam a brasas e duas capuchas de burel antigas.



Antigamente era isto que usávamos. Agora já nem ninguém usa isto. Pois não. Mas pode ser que a capucha possa ser reinventada na contemporaneidade. Mas este é somente um desafio pessoal que fiz a mim mesma. Surpresa...ainda...





E enquanto conversávamos à porta da sua casa chegou o sr. Alberto de trator, que também nos vai guiar pelas tarefas agrícolas da freguesia e um outro vizinho que chegou conduzindo o burro. Tem quinze anos. Como sabe? Pelos dentes!



Há muitas outras peças fascinantes em casa do sr. Jaime. Um jugo recente, feito em 2004, e assinado pelo autor.



A casa do sr. Jaime é um baú cheio de surpresas. Nas diversas dependências há histórias associadas a cada um dos objetos. E há um carinho especial por cada um. E por todos os animais que fazem parte da vida do sr. Jaime. No sábado vamos filmar a égua a lavrar os campos. Já estão prometidas umas cenouras para a bichinha.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores

Arquivo do blogue