terça-feira, 10 de abril de 2012

ARROZ SELVAGEM COM ABACAXI E COENTROS

Dada a minha crescente intolerância ao glúten, o millet, a quinoa e o arroz (e as massas feitas à base de milho) tornaram-se as fontes preferenciais de cereais que incluo na minha alimentação.
Não gosto, particularmente, de combinar cereais com leguminosas porque sempre achei a combinação muito pesada para mim. Prefiro misturar cereais com vegetais, muitas ervas aromáticas e, por vezes, com frutos secos. 
De vez em quando, faço algumas misturas com fruta, sobretudo ácida, como o ananás ou o abacaxi. Foi o caso do almoço de hoje.

Usei arroz selvagem Saludães, uma fatia bem grossa de abacaxi cortado aos cubos, duas colheres de sopa de azeite, uma vagem seca de pimenta malagueta, uma chávena almoçadeira de coentros picados, uma pitada de cominhos e sal grosso qb.

Cozi o arroz segundo indicações da embalagem (ou do que me lembro delas porque guardo tudo em frascos de vidro e só anoto as datas de validade) e escorri. Numa frigideira grande, em lume médio, deitei o azeite, os cominhos e a pimenta malagueta. Quando me começou a cheirar a Oriente, deitei o arroz envolvendo bem e, mexendo sempre, deixei frigir por uns minutos (o objetivo é que o arroz ganhe alguma textura, mas não em demasia). Adicionei o abacaxi e deixei ao lume mais uns minutos. Finalmente, deitei os coentros picados, envolvendo rapidamente para não perderem a frescura.


O prato é suficientemente leve para não provocar sonolência depois do almoço e suscitar epifanias em torno da pesquisa para o próximo projeto: foodscapes.


4 comentários:

  1. Looks like a wonderful lunch. Reminds me to buy some wild rice and pineapple too.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei tentado a experimentar.Arroz uso bio,não sei se me arranjarão selvagem bio.O abacaxi tenho de ver se consigo de origem recomendada.
    Quinoa,arranjo uma massa bio com quinoa,excelente.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  3. Eu tenderia a saltear o abacaxi antes de pôr o arroz, mas pelo aspecto parece-me que assim estará bem.

    ResponderEliminar
  4. Henrique: na verdade, essa também me parece a melhor opção. A questão é que a quantidade de arroz era tão diminuta que optei por o deitar primeiro na frigideira.

    Mário: o arroz bio é da marca Saludães e encontra-se facilmente em qualquer supermercado

    Thanks Jane :)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores