terça-feira, 24 de julho de 2012

DA MEDROA ÀS POMBAS



Medroa, Muja Velha, Cabeça da Tartaruga, Cabeça da Vara, Caldeirão do Meio, Caldeirão do Norte, Travessinha, Cavalo, Caramujo do Sul, Caramujo do Meio, Bico Torto, Penedo do Ferro, Penedo do Alto do Ferro, Lagar, Alta dos Bofes, Galé do Sul, Galé do Meio, Galé do Norte, Mal Afortunado, Alta da Emide, Emide do Norte, Vale de Vito, Pedra Grande, Beira do Poço, Alta dos Besteiros, Cagada, Penedo Rasteiro, Pedra da Cevada e Pombas.
Fomos ver das pedras. O Sr. Manuel Paurrinhas, o João, o sobrinho neto, e eu. Uma manhã inteira a fazer o percurso entre Buarcos e o Teimoso e a aprender os nomes das pedras. E das altas, as extensões de areia que ficam entre cada cada conjunto de pedras e que são suficientemente grandes para ganharem nome. 
Também as pedras só ganham nome porque têm importância. E ter importância mede-se, sobretudo, pela variedade e pela quantidade de espécies que abrigam.
Ir ao penedo significa que se vai pescar para as pedras. Este território masculino, onde os homens provam a valentia, é invadido, nesta altura do ano, pelos turistas que brincam aos exploradores. Mas é preciso sabedoria para encontrar os bichos. É nas beiras, pedaços de rocha onde se abrigam os animais, que é preciso procurar. E esse é um saber dos homens desta fronteira.
E no meio da conversa sobre o mar de Buarcos e sobre o penedo, houve muitas histórias da pesca do bacalhau, dos encontros com esquimós e das comidas de pescador que não se encontram nos restaurantes. 



4 comentários:

  1. É certo que é um trabalho maioritariamente masculino, mas não haverá também mulheres a praticar esta pesca nas pedras?

    ResponderEliminar
  2. Há. Na apanha do camarão, a sua presença é tolerada pelos homens. Se for na apanha de outras espécies, então já são mal vistas. Mas esta é apenas uma versão que já encontrei. Falta explorar outras.

    ResponderEliminar
  3. Noutras alturas os homens pescavam e as mulheres vendiam depois perto da praia aos turistas expando a pescaria em alguidares, mas haviam algumas que pescavam também. Como história contada pelo meu paique assim como eu nasceu nessa zona, antiga vizinha nossa e avó de um amigo meu de infância recebeu o título da Rainha da Pesca por no penedo ter conseguido capturar um safio com mais de 15 quilos, isto na década de 60. Maioritariamente os homens iam ao mar, mas as mulheres representavam um papel importante na preparação ( seca da raia, bacalhau e outras espécies) assim como na venda do pescado. ;)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores