sábado, 7 de julho de 2012

FEIRA DE COISAS VELHAS E BONITAS NA FIGUEIRA DA FOZ



Aqui na Figueira da Foz, nos primeiros sábados de cada mês, faz-se uma feira de coisas velhas e, muitas delas, bonitas. Hoje bem cedo, antes da grande chuvada, já os feirantes montavam as tendas e as bancas no Jardim Municipal. Fui lá depois do almoço, em busca de um enorme garrafão de vidro que tinha catrapiscado de manhã quando voltava com a Pipoca para casa. Mas o garrafão era excessivamente caro e acabei por prestar atenção a uma das bancas onde se vendiam vidros das fábricas que entretanto fecharam na Marinha Grande. Estas garrafas foram quase dadas e o vendedor ainda me esteve a contar a história de alguns dos objetos que tinha por lá. Numa outra banca acabei também por comprar uma velha camisa de dormir e um saiote, ambos em algodão grosso. Já sabem como gosto de roupa interior antiga :)
Nesta feira de coisas velhas e bonitas encontram-se, para quem tiver paciência para olhar demoradamente, os últimos testemunhos de uma sociedade rural, recordações de tarefas domésticas executadas sem recurso a máquinas e a instrumentalidade ligada a diferentes ofícios como o sapateiro, o barbeiro e o carpinteiro.
Daqui a um mês haverá mais... 

3 comentários:

  1. Olá Daniela,
    Um comentário totalmente off topic: mandei-lhe um mail, mas não tenho a certeza do mail estar certo. Se o recebeu, tudo bem, se não recebeu por favor diga-me para o reenviar para o mail certo.
    Obrigado,
    henrique pereira dos santos

    ResponderEliminar
  2. Para a próxima também vou! Há mais de meio ano que ando a "namorar" uma caixa de costura antiga feita em madeira .

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores