domingo, 30 de junho de 2013

GRUPO FOLCLÓRICO DA VENDA NOVA


Sem a generosidade dos elementos do GFVN, em especial da D. Agostinha Carvalho, da D. Conceição Rola e da D. Conceição Martins que passaram muitas horas a falar-me sobre os trajes que têm vindo a recolher na região de Barroso desde o início da década de 1980, esta exposição nunca se teria concretizado.
A génese da exposição Os panos que a casa dá - Trajes de Barroso, remonta a meados de 2011 quando a D. Agostinha Carvalho e a D. Conceição Rola me referiram, pela primeira vez, as diferentes formas de usar os lenços em Barroso. 
Na altura, a realizar este projeto, começava, depois de muitos anos dedicada ao universo da comida, a diversificar os meus interesses etnográficos.  Os panos que a casa dá - Trajes de Barroso permitiu-me percorrer todas as etapas inerentes a uma exposição  - desde a pesquisa de terreno à museografia. Uma aprendizagem e um desafio constantes. Pela escassez de meios, pelos assuntos abordados, pela difícil gestão das relações pessoais. Agora vou ali dormir e já volto :)

4 comentários:

  1. Vem, vamos comer gelados para a Emanha...

    ResponderEliminar
  2. esta exposição foi criada só para essa ocasião ou ainda existe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Esta exposição esteve em exibição até Setembro de 2013. Creio que na Venda Nova, Montalegre, será possível, junto do Grupo Folclórico, ver algumas das peças que estiveram expostas ao público.

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores