quinta-feira, 10 de julho de 2014

BATATA-BOMBOM



Nas últimas semanas entrei na etapa de selecionar um local para fazer o estágio de cozinha. A última vez que fiz um estágio foi há mais de vinte anos e tinha acabado de sair da faculdade :) Foi no MAP e a coisa mais extraordinária que ouvi no primeiro dia de trabalho, quando perguntei, cheia de boa vontade, o que podia fazer, foi mais ou menos isto: "Sei lá!", seguido de um virar de costas. Acho que demorei um par de dias a recuperar do choque e a processar o que me estava a acontecer. Então não era para estarem todos entusiasmados com a possibilidade de se fazerem visitas guiadas? Não... Bom, adiante!
Para o estágio de cozinha, já criei expectativas sobre lugares que, depois, não se verificaram (experimentar um prato fantástico num restaurante não prova que tudo o resto é igualmente bom) e já estive em espaços onde gostava de trabalhar mas que não têm uma carta com pratos vegetarianos suficientes para justificar o meu estágio. Neste momento, tudo parece encaminhado. Lá para Setembro, se tudo correr bem, começo a cortar vegetais para o público :) 
Hoje, tivemos mais uma aula de padaria/pastelaria (que adoramos porque a nossa sweet chef é fantástica). Uma aula dedicada ao chocolate. Nem de propósito! Hoje de manhã, decidi dar uso a algumas das formas de silicone que ontem tinha comprado num paraíso para maluquinhos dos tachos chamado Pollux. 


Com chocolate negro, batata doce assada e pasta de amêndoas e tâmaras fiz uns docinhos maravilha. A receita ainda acolhe melhorias (já sei o que vou acrescentar da próxima vez), mas o resultado já é muito gostoso. Não tem aquela doçura enjoativa dos doces convencionais, engloba ingredientes saudáveis e a junção das três camadas funcionou bem em termos das texturas e dos sabores. Servidos fresquinhos, estes docinhos são uma delícia. Pronto, terminei o auto-elogio. Vou comer mais um :)

6 comentários:

  1. Parabéns! Onde tiraste o teu curso?
    Recentemente pensei em frequentar um curso de pastelaria na ACPP mas como ainda estou a trabalhar e com duas filhas pequenas acabei por desistir ( para já) da ideia :/
    Estás a pensar partilhar aqui algumas receitas? Estes docinhos têm um excelente aspecto!
    Boa sorte para o estágio!
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá:)
      Obrigada! O curso ainda não acabou...faltam 3 semanas! Estou a tirar o curso precisamente na ACPP :) Temos algumas aulas de padaria/pastelaria com a chef Maria Urmal (http://mariaurmal.blogspot.pt/) e que é fantástica. Vale mesmo a pena aprender com ela.
      Neste momento sei que a ACPP tem já agendado o próximo curso de padaria/pastelaria para o início de Setembro - http://www.acpp.com.pt/index.php/formacao/cursos-para-publico-em-geral/curso-de-pastelaria-i-3-edicao. O horário é pós laboral.
      Bem, eu tenho estado a partilhar receitas por aqui :) Não as do curso, mas as que vou desenvolvendo e que correspondem à cozinha com a qual mais me identifico. A receita dos docinhos ainda precisa de ser apurada, por isso não a publiquei neste post. Fica para breve :)
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Três ingredientes que adoro, amêndoas, batata doce e chocolate. As fotografias são comestíveis? :) O resultado visual está muito bonito.

    ResponderEliminar
  3. OH MY GOD! Cada experiência tua supera a anterior! Isto é uma perdição! Lindo blog, continua o excelente trabalho.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores