sexta-feira, 11 de junho de 2010

HAMBURGOS DE LENTILHAS CORAL

Na versão original chamam-se Lentil rissoles. O livro tem uma receita que incorpora outros ingredientes que me faltavam em casa e obriga a uma fritura final. Eu, que não possuo fritadeira (nem sequer uma frigideira...) e não aprecio fritos (bom...ok...aprecio tempura...), optei por assar os Lentil rissoles e chamar-lhes outra coisa.
Mas ficam ótimos. Embora sejam muito mais adequados para servir com uma salada de alface, rúcula e outras coisas cruas e frescas, do que aconchegados num pão à laia de hamburgos. Lá vai a receita.






Ingredientes
azeite suficiente para cobrir o fundo de uma panela (no livro só fala numa colher de sopa o que é manifestamente insuficiente e completamente desadequado às práticas alimentares caraterísticas do sul da Europa)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sobremesa de cominhos em pó
1 colher de sobremesa de coentros em pó
e eu acrescentei, como faço sempre, uma pitada de açafrão
sal q.b.
1 cenoura picada
250 gramas de lentilhas coral (bem lavadinhas em água corrente...esta parte do lavadinhas não vem no livro...)
120 gramas de pão ralado na hora
60 gramas de avelãs picadas
90 gramas de ervilhas congeladas (não tinha mas também ninguém se queixou)
3 colheres de sopa de salsa (idem...)


Preparação
Deitar o azeite numa panela e as especiarias. Levar a lume baixo para as especiarias libertarem os seus aromas (esta parte da aromaterapia não faz parte da receita que diz para enfiar temperos, cebola e alho ao mesmo tempo, mas eu, que possuo um treino iluminado em cozinha de Krishna, juro a pés juntos que, sem a libertação prévia dos aromas, a comida perde metade da piada).
Juntar a cebola e o alho e deixar cozinhar até a cebola ficar translúcida. Juntar a cenoura picada e as lentilhas e, novamente, deixar que as leguminosas incorporem os aromas das especiarias. Só depois, juntar a água. Quanto? Meio litro.
Aumentar o lume e deixar atingir o ponto de ebulição. Depois, tapar, baixar o lume para o mínimo e deixar cozinhar 25 a 30 minutos, sendo os últimos dez sem o testo posto para que toda a água se evapore.
Deitar numa taça e deixar arrefecer uns 10 minutos. Juntar o pão ralado e as avelãs (e as ervilhas e salsa se houver). Moldar discos do tamanho de hamburgos (ok, hambúrguers). Para fritar, convém deixar descansar no frigorífico durante 30 minutos e depois passar por pão ralado antes de enfiar na frigideira...ou fritadeira.
Como assei no forno, não tive de esperar tanto tempo. Foi moldar e levar ao forno. Não me perguntem quanto tempo. Mas o suficiente para começar a ganhar crosta.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores