Já aqui falei várias vezes da minha passagem pelo Museu de Arte Popular. Ou melhor, das minhas duas passagens. Na primeira, há quase 20 anos, pouco tempo depois de ter concluído a licenciatura, ofereci-me para estagiar num serviço educativo que não funcionava. Trabalhei sem remuneração durante 6 meses e foi nessa altura que percebi que não é preciso muito dinheiro para fazer as coisas funcionar. O que é preciso é ter vontade.
Na minha segunda passagem pelo MAP, que começou em agosto de 2010 e se prolongou até abril de 2011, fiz parte da equipa que reabriu o Museu. Acreditávamos no projeto, empenhámo-nos a fundo mas demorámos a perceber que não havia dinheiro para voltar a trazer as peças das reservas do MNE, nem para construir reservas no MAP, nem para manter a equipa.
Uma das pessoas desta equipa, a Elis Marçal, ensinou-me mais sobre conservação e restauro do que todos os livros que eu tinha lido para dar as aulas de Museologia no ISCSP. Aliás, uma das melhores coisas desta equipa era precisamente a "mania" de partilhar os conhecimentos com todos os outros. Não havia segredos, não havia estratégias individuais, havia um projeto comum no qual se acreditava.
A Elis continua a ensinar-me. Desta vez foi no atelier da Arterestauro onde pude observar o trabalho do António, da Elis e da Teresa e perceber como se limpam as repinturas feitas pelas muitas Cecílias Gimenez que há no mundo. E voltámos a falar do MAP. Desta vez, já sem grandes esperanças.
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