quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DE ESTOPA E DE COTIM

Não mais comprarás carteiras...Tenho andado a testar alguns tecidos e modelos. Fiz este saco triangular, mas em miniatura e com forro (para perceber a lógica de construção da peça antes de me aventurar com tecidos mais dispendiosos) e estas bolsas (costurei umas quantas em ganga). Esta tote bag, de estopa e cotim, foi feita sem rede, isto é, sem seguir um único tutorial do princípio ao fim. Fui improvisando para um ou outro detalhe mas, quando as dúvidas surgiam, recorria aqui. O Purl Bee tem dos tutoriais mais explícitos que se encontram na internet. Explícitos e inspiradores. 
Costurar estopa na minha máquina de costura não é propriamente muito prático. Nem rápido. Quando tinha de passar a agulha em cima de cinco camadas de estopa nem o pé ia ao pedal. Mão no volante, muito devagar, para conseguir costurar as alças ao corpo da peça. Uma agulha partida foi a única baixa. 


A peça tem dois bolsos interiores feitos em cotim e dois micro bolsos do lado de fora. Já tinha tão pouca estopa que decidi aproveitar a ourela do tecido para o topo dos bolsos. Gosto do efeito, apesar de ser uma escolha pouco ortodoxa. E gosto especialmente da combinação dos dois tecidos. São discretos q.b. e a estopa tem aquele ar rústico que aprecio. Agora basta esperar que o tempo fique mais quente e seco que isto não é bolsa para andar debaixo de temporais.

4 comentários:

  1. A estopa é um material muito interessante para este tipo de sacos.
    É de lamentar que não seja fácil de costurar, mas o efeito é ótimo.
    xx

    ResponderEliminar
  2. Talvez com uma máquina de alfaiate o processo fosse mais simples (rápido)! :)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores