quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

SACOS DE RISCADO

Há uns tempos decidi dar destino aos retalhos, cortes e roupa desmanchada que acumulo lá em casa. Há panos para fazer lençóis de linho que a minha avó Jesuína me deu há mais de 30 anos, casacos de burel comprados há mais de 20 anos que já foram descosidos e estão prontos para novos destinos, amostras de tecidos que familiares, amigos e desconhecidos me foram dando e cortes que comprei mas aos quais ainda não dei forma. Trouxe para Lisboa meia dúzia dessas coisas e, entre o desconhecimento das técnicas mais básicas de costura (o que aliado a uma tendência incontornável para a distracção origina verdadeiras calamidades) e a vontade de fazer peças que tenham utilidade no dia a dia, vou dando destino aos panos.


Ontem, depois de ter lido este tutorial, optei por usar o que me restava de um pano de riscado (trazido de Cabeceiras de Basto) e fiz estes dois sacos para as compras de mercearia. Já tinha usado um pedaço para treinar costuras e fazer uma bolsinha onde levei, nestas férias, os utensílios necessários ao chamado picnic dentro do carro: saca rolhas, parte nozes descascador, facas e colheres. O tecido não é particularmente resistente (mais adequado para fazer camisas!), de modo que não suporta coisas tão pesadas quanto as laranjas da fotografia. Mas tem a vantagem de ser escuro e de não se notar a sujidade (sacos de compras em pano cru, nas minhas mãos, não funcionam).


Fiz, como não podia deixar de ser, algumas alterações ao modelo original, nomeadamente quanto ao posicionamento das alças. Um dos sacos fica comigo. O mais perfeitinho e maior vai directo para as mãos de uma amiga.


2 comentários:

  1. Estes saquinhos ecológios são uma ótima ideia para aproveitamento de tecidos.
    Muito interessante, a maneira como se fecham.
    Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores