sábado, 8 de maio de 2010

GELADO DE KEFIR COM FRUTOS SILVESTRES

De todos os brancos, o branco cor de nata é, seguramente, o meu preferido. É uma cor que apetece acariciar, que parece combinar a dose certa de transgressão e sensualidade com uma timidez difícil de ultrapassar e que me faz logo pensar numa sobremesa refrescante tomada à sombra de uma nogueira em flor.

Quando há dias interrompi a hibernação do kefir, já sabia que era com natas, e não com leite, que queria fazer novas experiências. Testar texturas e sabores sem ser excessivamente minuciosa nas quantidades. Seguir o instinto…


Misturei o kefir com 600 ml de natas frescas e 200 ml de leite gordo e reservei num recipiente de plástico deixando a tampa ligeiramente destapada*. Ao fim de 48 horas, escorri o kefir e misturei cerca de 250 grs. de açúcar e cerca de 300 grs. de frutos silvestres congelados. Envolvi suavemente, coloquei num recipiente hermético e levei ao congelador.

Hoje, depois de um creme de favas com croutons caseiros, ovo escalfado e coentros picados, apeteceu-me uma sobremesa refrescante tomada à sombra de uma nogueira em flor...infelizmente, chovia torrencialmente! E, no meu quintal, também não há nogueiras!

Mas desfrutei, enroscada no sofá, um gelado branco cor de natas tingido de amoras, framboesas e mirtilos pecaminosos…hum...delicioso...



* Segui os procedimentos habituais para fazer kefir: juntar o kefir ao líquido, não usar recipientes nem utensílios de metal, deixar a tampa do recipiente ligeiramente destapada e abanar suavemente o recipiente de vez em quando.

4 comentários:

  1. Estávamos com saudades....ainda bem que voltaste!

    ResponderEliminar
  2. má vida!
    Gostei mais assim com o cabeçalho em preto y branco.

    ResponderEliminar
  3. Tem bom aspecto. Ao que parece foi o fim-de-semana dos gelados. Cá em casa também fizemos um de doce de leite... Estava maravilhoso.
    bj

    ResponderEliminar
  4. Olha a Carocha de Copenhaga :)
    Sim, Mary Olsen, também concordo! Mas ainda não é o definitivo :)
    Sim, só tenho feito asneiras :)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores