segunda-feira, 14 de junho de 2010

TARTE DE REQUEIJÃO E PESTO DE COENTROS

Tenho tido gastro-epifanias atrás de gastro-epifanias. As melhores, bom, as doces, estão guardadas para o final da semana. Digamos que, para essas, recuperei Krishna do disco rígido.
Se o PHD está na reta final, em relação à massa das tartes eu já tenho uns 5 pós-docs. Apesar do recheio ser fundamental e a principal fonte de sabor, pode dizer-se que uma tarte só fica bem feita quando a massa não se transforma numa base mole e empapada.
Como é habitual, fiz a massa intuitivamente, misturando farinha branca e integral, manteiga, azeite, água e flor de sal. É fundamental que fique com uma consistência elástica. Forrei a forma desmontável e levei ao forno uns 10 minutos. Mas sem aquelas cenas pipis do papel vegetal e dos feijões por cima, porque não há pachorra para estar estragar 100 gramas de leguminosas só porque se teme que a massa enfole enquanto coze.
Quanto ao recheio foi só misturar leite (talvez uns 2,5 dl), 4 gemas, meio molho de coentros e flor de sal e triturar tudo com a varinha mágica.
Na massa já semi-cozinhada desfiz um requeijão e meio e depois deitei por cima a mistela de coentros. Claro que é um pesto pobre, ou seja, sem pinhões. Mas também não precisou. Esteve no forno até ficar firme e começar a dourar por cima. A massa ficou fina e estaladiça e o recheio, vá, momento narcísico, perfeito.
Estou a pensar comercializar estes piquenos tesouros artísticos a partir de outubro. Mas sem salvas de prata.

3 comentários:

  1. Têm muito bom aspecto. Olha seremos os primeiros clientes.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hmmmmmm.... Nunca pensei em misturar requeijão a coentros, fico aqui a imaginar o resultado!
    Outro dia fiz isso do papel manteiga e dos feijões, e o resultado não ficou muito diferente do normal.
    Está linda, por que não montas um café "natureba", como se diz no Brasil?
    Beijo,

    ResponderEliminar
  3. Hum...como é que eu envio estas tartes para Lisboa? :) Beijinhos
    Dani: digamos que ando a explorar opções, mas que têm mais a ver com desenvolver um negócio a partir de casa...só ainda não domino o universo das licenças necessárias! Beijinhos

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores