terça-feira, 6 de julho de 2010

DOCE ARROZ DOCE


Um dia destes acordei e tive o meu momento epifânico: "Ah! Vou inventar o melhor arroz doce do mundo!". Consultada a grande especialista,  minha prima Xandinha, que se auto-intitula uma "snob do arroz doce", foi-me transmitido que o arroz doce deve ser feito com gemas e ter uma textura cremosa.
Ei-lo. Claro que depois tive uma crise de fígado. E só usei 6 das 24 gemas que fui comprar ao mercado.
A experiência permitiu-me ultrapassar reticências de longa data em relação ao mesmo. E percebê-las. É que sempre me deram arroz doce sem gemas e/ou demasiado seco. Mamãe argumentou: "Mas o meu é assim igualzinho a este, só não leva gemas!". Sim, sim, e eu sou uma pitonisa pós-moderna.

Estou seriamente a pensar comercializar o dito, embora depois do biryani de lentilhas, cajus e coentros que produzi ontem à noite tenha voltado a ficar soterrada em dúvidas existenciais. Também considero a hipótese, lá para outubro, de fazer como o Bill Buford fez em Nova Iorque e oferecer-me para trabalhar à borla no restaurante do Yotam. Agora que ele editou um livro sobre vegetais, sou capaz de lhe perdoar as almôndegas de borrego.

5 comentários:

  1. Olá, prima! Pudesse eu fincar o dente nessa sobremesa (para mim) virtual... Quanto às gemas, não tenho memória de comer arroz doce sem gemas...

    ResponderEliminar
  2. É um plano este o de ir trabalhar num restaurante!
    Está lindo o arroz! O meu ex, que era chef de cuisine, fazia um sem gemas, mas com açafrão e leite evaporado, que era sensacional. Tenho uma versão da receita que não é a correta, pois ele a tinha adaptado para a minha mãe no Brasil, e lá não se encontrava o tal leite.
    Adorei o seu comentário, publiquei-o mas o blogger está de birra e escondendo os comentários de todo mundo que os modera, como já vi em outros blogs! Não sei o que passa.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Esse arroz deve estar divinal. Podemos prová-lo?
    E sim, a tua sala está linda, linda, linda.
    beijinhos,
    :D

    ResponderEliminar
  4. Ni, não sei de que parte gosto mais... se do arroz-doce, se da tua sala!

    Estou apaixonada pelos espaços que crias, tão luminosos, branquinhos, lindos!
    Podes vir cá decorar a minha casa que eu deixo ;)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Olá prima especialista: posso confirmar que este é, de facto, o melhor arroz doce do mundo. Fiz, recentemente, algums incursões em restaurantes locais e conclui que o arroz doce que por aí anda não é digno desse nome.
    Olá Dani. Essa história do açafrão é muito curiosa. Faz-me lembrar uma história contada por um colega alemão da faculdade que me disse que durante a II Guerra Mundial era comum, na Alemanha, usar açafrão para fazer bolos, para dar a cor amarela, devido à escassez de ovos na época. Sim, eu percebi que o blogger estava bronquinho e não mostrava os comentários já publicados!
    Olá Filipa. A sala só tem meia dúzia de tarecos :) As fotos é que são tiradas dos ângulos mais enriquecedores ;)
    Olá Rute. Obrigada :) Combinado...mas a estratégia é simples: less is more!

    Beijinhos a todas

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores