segunda-feira, 22 de outubro de 2012

HARE KRISHNA


O dia 15 de agosto de 1998 marcou o meu primeiro contacto com o Templo de Krishna em Lisboa. Durante alguns anos privei com devotos e devotas e desenvolvi a pesquisa que viria a dar origem à minha tese de mestrado. Esta semana reencontrei-me com alguns desses devotos, voltei a provar os sabores que passaram a fazer parte da minha cozinha e a sentir os mesmos cheiros que descobri quando transpus, pela primeira vez, as portas do Templo.


O jardim do Templo continua a ser o meu lugar favorito para almoçar. Desta vez tive o privilégio de ter como companhia o atual cozinheiro do Templo. A chamuça de vegetais estava divina :)


Espero voltar em breve a esta casa onde me senti sempre bem vinda e onde cada retorno afasta as dúvidas do caminho escolhido. Hare Krishna, Hare! :)


5 comentários:

  1. Eu visitei há vários anos duas vezes o templo hk levado por amigos de Lisboa para comer uma excelente/invulgar refeição (para mim na altura). Uns anos depois regressei mas tinha um aviso de encerramento indefinido. Fico contente que num regresso a Lisboa lá esteja à minha espera.

    ResponderEliminar
  2. A ISKON teve um segundo espaço a funcionar em Lisboa durante algum tempo e que servia para fazer os festivais de domingo. Entretanto, encerraram-no e voltaram a realizar todas as atividades na Rua da Estefânia. Se gostas destes sabores sugiro os livros do Kurma Dasa que têm receitas excelentes e estão bem ilustrados, o que te dá logo uma ideia do que vais comer. As receitas de arroz são particularmente apetecíveis.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ni!
    Este post despertou-me a tenção porque adoro comida indiana, nepalesa, paquistanesa, you name it! Fui pesquisar o site do Templo, mas não consegui perceber quando é que se pode lá ir comer... podes ajudar-me? É que fiquei mesmo interessada e, ainda por cima, fica pertíssimo de minha casa.
    Obrigada.
    Dora

    ResponderEliminar
  4. Olá Dora

    O refeitório associativo (vulgo restaurante) funciona todos os dias úteis das 12.30h às 15h (vê este link do site que indiquei - http://www.iskcon.pt/?page_id=13). Chegas, dizes que queres almoçar e podes sentar-te ou numa das salas interiores ou no jardim se estiver bom tempo. Na sala principal do templo tens de te descalçar. Há uma ementa única (sopa, prato principal, bebida e sobremesa) e podes repetir as vezes que quiseres. O preço são 7 euros. Aos domingos também lá podes ir jantar (pergunta na receção qual o horário da festa), mas o contexto é outro: trata-se do Festival de Domingo e, tal como o nome indica, é realizado todos os domingos. Nessa ocasião não se paga nada pela refeição servida, mas no tempo em que eu fazia a investigação deixava sempre uma contribuição no valor da refeição cobrada no refeitório para ajudar nas despesas.
    Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores