sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BATATA DOCE ASSADA


A batata doce, diz Mendes Ferrão n'A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses, fez parte do pacote de ofertas que Colombo trouxe para Isabel Católica, como prova do achamento da América. 
Desconheço se seriam destas, que usei hoje, com a polpa mais esbranquiçada, ou se daquelas que possuem o interior da cor das laranjas e que são muito mais saborosas, mas igualmente mais difíceis de encontrar à venda.
Cortam-se ao meio e, de seguida, fazem-se cortes transversais a todo o comprimento. Unta-se com um pouco de azeite e polvilha-se com flor de sal e vão ao forno a assar.
Prontas, polvilham-se com pistáchios cortados, raspa de laranja e barram-se com generosas nozes de manteiga. Têm de ser servidas acabadas de sair do forno. Para acompanhar, uma salada de verdes. Crus, de preferência.



5 comentários:

  1. ontem na oficina de cozinha na lousã falou-se de uma coisa simples: as ditas batatas doces vão a assar só assim, como vieram ao mundo. Depois de assada retiram-se da pele, (ou retira-se-lhes a pele, como se preferir) e esmagadas com umas anchovas picadas com a faca, um bocadinho de azeite e uma erva (por exemplo orégãos, mas a salicornia, se as anchovas não tiverem sal a mais, talvez não fique mal). Pode ser uma guarnição mas pode-se comer assim. Não experimentei mas um dia experimento, o contraste dos sabores deve ser interessante.
    henrique pereira dos santos

    ResponderEliminar
  2. Nem me tinha lembrado da salicórnia. Vou seguir a sugestão. Obrigada, Henrique

    ResponderEliminar
  3. Esta foto da batata doce tira-me do sério. Sou fã disto.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Passei só para dizer que vi uma destas fotografias numa página de facebook, sem qualquer referência a este blogue...não sei se tem conhecimento...
    Aqui:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=559572804062324&set=a.220992661253675.62285.220236927995915&type=3&theater
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Olá Vera
    Obrigada pela informação! Já solicitei que corrijam a situação com celeridade. É lamentável este tipo de comportamento. Não é só a fotografia, o plágio é também do texto. Absoluta falta de ética.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores