domingo, 12 de maio de 2013

CASA DAS ERVAS SILVESTRES

Em vésperas de voltar ao Barroso para a última recolha destinada à exposição Os panos que a casa dá , passei o fim de semana na Casa das Ervas Silvestres aqui bem perto da Figueira da Foz num curso de Ervas Silvestres Comestíveis. 
Guiados pelo Miguel Boieiro, percorremos os caminhos do lugar de Outeiro da Moura em busca de espécies que não estamos habituados a comer. Das muitas e variadas ervas que o Miguel nos mostrou - indicando aquelas que podem ser usadas na nossa alimentação, as que têm aplicações medicinais e aquelas que, definitivamente, não devemos ingerir - algumas vão passar a fazer parte das comidas cá de casa. E vou passar a olhar para as urtigas do meu quintal com outros olhos...


Fiquei fã das flores de sabugueiro. Usadas para perfumar água, ou noutras preparações mais elaboradas, estas flores passaram à categoria de ambrósia! Já estou a imaginar um gelado de flores de sabugueiro...nham...nham....


A Jutta e a Laura prepararam-nos várias refeições com comidas que incorporaram muitas das ervas silvestres que ficámos a conhecer nestes dois dias. O fim de semana terminou com uma fantástica visita pedagógica à horta da Jutta e, por fim, a Laura fez vários shots de urtigas muito saborosos com ingredientes como a alfarroba, a banana, a laranja, a maçã, as sultanas, o gengibre, entre outros. 


4 comentários:

  1. Minha cara amiga

    Não tenho tido tempo para escrever o que quer que seja,mas passo sempre com muito gosto.
    Agora tive mesmo de escrever,as flores do sabugueiro são excelentes,rosas-de-bem-querer nas ilhas,mas não utilize os pés verdes,são altamente tóxicos.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Cruzes! Que ninguém me avisou disso e lá marcharam uns quantos!
    Obrigada pelo aviso, Mário!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores