quarta-feira, 9 de abril de 2014

COZINHAR, COZINHAR, COZINHAR

Habitualmente, faço o jantar antes de preparar o meu pequeno almoço e de decidir o que vou cozinhar para o almoço. Por norma, às 9h da matina, já o jantar foi despachado e devidamente acondicionado. Meia hora depois, está o pequeno almoço terminado. O almoço é tomado muito cedo - em horário de creche - porque tenho uma longa caminhada pela frente até chegar às aulas de cozinha. Nunca como muito, nem coisas especialmente pesadas. Hoje, para gastar os brócolos, fiz um puré que enriqueci com sementes tostadas de girassol e de abóbora. Para acompanhar, uns palitos de batata doce cozinhada a dois tempos, isto é, cozidos al dente e depois fritos em azeite com cúrcuma e pimenta preta. São bons acabados de fazer - perdem rapidamente o crocante - e polvilhados com flor de sal.


Na aula de hoje fizemos algumas saladas. Com a salada russa, a minha equipa decidiu executar dois empratamentos porque tínhamos preparado os diversos ingredientes em duas versões do corte macedónia. Uma versão mais fiel às medidas originais (e que produz muito desperdício) e uma outra versão que aproveita as formas naturais dos ingredientes e tenta, simultaneamente, obedecer às medidas originais. 
Enquanto o Nuno batia a maionese de gemas com o garfo e já se torcia de enfado (a culpa é minha porque o convenci que a maionese batida com o garfo e só com gemas é infinitamente melhor que a versão fajuta da maionese feita com a varinha mágica e ovos inteiros), a Ana aplicava-se no corte rigoroso da maioria dos ingredientes. A mim calhou-me a cenoura. Versão pipi e versão não ao desperdício.  
A Ana tratou de fazer o empratamento clássico que foi prontamente degustado por uma das funcionárias da ACPP. Eu apliquei-me na versão desconstruída da salada russa. Com coraçõezinhos de alface. Ficou assim. Há um longo caminho a percorrer...

6 comentários:

  1. És muito organizada! Eu não consigo me organizar todos os dias, com a miúda e se tenho trabalho é difícil. Consigo por uns dias, mas daí a falta de energia começa a ser sentida. A salada russa ficou bonitinha :-) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Não é organização (imagina o que fica por fazer com esta prioridade dadaà comida!). Mas ao fim do dia, quando chego a casa tão cansada como se tivesse atravessado os Pirinéus ao pé cochinho, a última coisa que me apetece é ir para a cozinha. A solução é deixar tudo pronto logo de manhã.
    Convenhamos que ao vivo a salada tinha melhor ar. É como disse...há um longo caminho a percorrer :)))))
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Que delícia! Aprecio essa vontade férrea de fazer tudinho pela manhã. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice :)
      Não é bem vontade férrea de fazer as coisas pela manhã...é preguiça de as fazer no final do dia :)))))))

      Eliminar
  4. Olá de novo! Como fizeste esse purê de brócolis/ brócolos? Acho que é uma boa ideia para a Verena, faço purê de batatas com brócolis para ela, mas seria melhor algo assim. Beijinhos, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É fácil (mas não sei se criança gosta!). Cozer os brócolos até ficarem bem tenrinhos. Escorrer. Num copo misturador juntar brócolos, um pouco de leite, uma noz de manteiga e temperos a gosto (sal, pimenta, noz moscada, etc). Bater tudo muito bem com a varinha mágica e já está! Mas também podes fazer molho de brócolos. Cozer bem os bróculos, escorrer mas reservar a água. Num copo misturador juntar brócolos, um pouco da água de cozedura dos mesmos, azeite, alho qb, temperos a gosto e triturar tudo com a varinha mágica. Se estiver muito espesso, juntar mais água da cozedura. Depois podes servir com esparguete (ou outro tipo de massa), tomate cereja, lascas de queijo...ou podes usar para desenhar o cabelo de um boneco no prato :))))
      Beijinhos!

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores