quinta-feira, 7 de agosto de 2014

INÍCIO DOS TRABALHOS

Da longa lista de tarefas que me propus fazer este mês de Agosto, seleccionei, para começar, as duas mais urgentes: recuperar a mesa de madeira que fiz no 9º ano e costurar cinco ou seis aventais de cozinha com lençóis antigos que a minha mãe guardava em casa.
Hoje comecei a manhã - depois do habitual passeio com as cadelas - a recuperar a mesa. Da última vez que tinha estado na Figueira - há quase dois meses - recuperámos o portão da garagem com a ajuda destas lixas fantásticas. Não foi necessário comprar uma lixadeira e aproveitou-se o velho berbequim que havia cá em casa. Comprei várias lixas (aquele portão "comeu" lixas e mais lixas) e demos conta da empreitada ao fim de alguns dias. Já tinha tentado lixar, à mão, esta mesa. Por diversas vezes. Mas o verniz muito manhoso nunca cedeu às folhas de lixa que usei. Hoje de manhã dei a primeira demão de lixa na mesa. Saiu o verniz quase todo! Apenas os cantos ficaram por lixar. Amanhã vou tentar solucionar o problema com as folhas de lixa...se não conseguir vou mesmo ter de usar uma lixadeira. A mesa já tem destino aqui em casa: vai para a sala acomodar o gramofone do meu avô e que usei o ano passado no meu casamento.


À tarde dediquei-me a cortar lençóis. Não são lençóis especiais: aqueles que foram bordados pela minha avó Jesuína estão reservados para outros fins mais nobres. Estes lençóis foram usados anos e anos nas camas de solteiro em casa da minha mãe. São simples, alguns deles têm já uns pequenos rasgões e buracos, e estavam esquecidos num armário à espera de melhor destino. Já tenho cinco aventais cortados - com os respectivos bolsos - e nos próximos dias vou-me dedicar a finalizá-los. Ainda estou indecisa quanto ao comprimento final que vão ter. Cortei-os bastante compridos - gosto muito daqueles aventais  antigos bem longos, como este, da segunda imagem. Mas tenho de perceber primeiro, antes de me decidir pelas medidas finais, se são minimamente funcionais ou se me vão atrapalhar quando estiver na cozinha afogada em tarefas...


4 comentários:

  1. A utilização prévia de decapante quimico, facilita a remoção de verniz em madeiras. E não gasta tantas lixas.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Olá :)
    Obrigada pela sugestão. Entretanto, acabei por comprar uma pequena lixadeira que já pus a uso. Nunca usei decapantes químicos; confesso que me causa alguma preocupação o uso desse tipo de produtos, não apenas durante a sua manipulação, mas também pelo impacto que tem no meio ambiente. Desconheço se existem produtos deste género que não sejam prejudiciais para nós e para o meio ambiente.

    ResponderEliminar
  3. O decapante torna o verniz maleável e fácil de remover. Depois costumo colocar este material num saco de plástico e depositá-lo num contentor de lixos para ser depositado num aterro sanitário. Na minha opinião, o verniz retirado com lixa, tornando-se em pó, produz um maior impacto no meio ambiente.

    Obviamente que não estou a analisar o impacto para o meio ambiente a produção do decapante :-)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que nunca tinha pensado no impacto ambiental resultante do verniz que se lixa ! :)

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores