quarta-feira, 16 de junho de 2010

BURFIS APRESSADOS

Como era previsível, não consegui esperar até ao final da semana para resgatar os livros do Kurma, como este, este e este que estão nas estantes da cozinha, e fazer os burfis apressados. Eu acho que estes que fiz, burfis de alfarroba e avelãs, são uma versão fajuta e preguiçosa dos verdadeiros burfis, ou seja, daqueles que demoram uma eternidade até o leite que está ao lume reduzir e condensar.

Na verdade, depois de os provar, para além de ter tido assim uma experiência à la Madalenas de Proust e de achar que estava outra vez no Templo de Lisboa dos Hare Krishna a tomar notas para o meu mestrado, conclui que Lévi-Strauss estava certo: partilhamos todos as mesmas estruturas mentais. É que se os indianos inventaram os burfis (foi mesmo?), os brasileiros inventaram os primos que são os brigadeiros (foi?).


Comer um burfi de alfarroba e  avelã é assim como comer um brigadeiro de alfarroba e avelã, tal e qual como aqueles que eu fazia para oferecer no Templo. Foi oferecido a Krishna?, perguntavam-me sempre os devotos. Ainda não, mas respeitei todas as interdições, que é como quem diz, não provei nada enquanto preparava os docinhos.



Ontem, em ambiente profano, mal despejei a massa fumegante na travessa, lambuzei-me com a colher de pau, mais a espátula e ainda lambi os dedos. Pena estar sem sari...

4 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!
    Já me deixaste aguada.....
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Entretanto fiz uns muito melhores à base de miolo de amêndoa, leite, leite em pó e açúcar...Deram um trabalhão, mas ficaram épicos!

    ResponderEliminar
  3. Ni, acho muito lirica a forma como escreves. Bonitos os teus textos e também as imagens "pecaminosas" dos burfis de alfarroba e avelã :)
    Desconhecia este nome: Burfi. E muito menos sabia que eram identicos aos brigadeiros :)
    Aprender até morrer não é verdade!?
    Até mais.

    ResponderEliminar
  4. Olá Rute. Obrigada pelas simpáticas palavras. Na verdade, burfis e brigadeiros orientam-se pelo mesmo princípio, ou seja, condensar o leite. No caso dos brigadeiros, já temos as latas de leite condensado para facilitar o trabalho. Com os burfis temos de fazer todo o processo desde o início, ou seja, cozer leite, açúcar, leite em pó e, depois, o que se quiser juntar: alfarroba, miolo de amêndoa, coco. É só ir mexendo até engrossar: demora muito menos quando se utiliza a alfarroba, porque engrossa rapidamente, e muito mais tempo quando se faz com miolo de amêndoa ou coco. Mas vale a pena!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores