terça-feira, 15 de novembro de 2011

A MANTEIGA DA D. ROSINHA

A temperatura ambiente e da água que se utiliza para lavar a manteiga é a variável mais difícil de controlar. Em casa da D. Eufrásia, a D. Rosinha combinou os saberes herdados da mãe com a tecnologia e a matéria prima atuais.
Com natas compradas, usou-se a varinha mágica até apartar a gordura do soro. Juntou-se água da fonte e terminou-se esta operação de bater a manteiga usando a mão em gestos precisos.



Depois, para fazer a bica, bateu-se a bola de manteiga, primeiro na bacia e depois no prato. Bate-se de maneira a formar quatro lados. Aguçam-se, de seguida, as extremidades da bica.


Finalmente, com a forma de madeira molhada, para não se agarrar à manteiga, marca-se a bica fazendo pressão nas extremidades. Pode comer-se assim. Mas se for polvilhada com uns grãos de flor de sal também fica boa.

2 comentários:

  1. Não me passava pela cabeça fazer manteiga com a varinha mágica. Para a próxima vou experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Maria

    A varinha mágica é uma inovação recente. Antes era mesmo tudo à mão. No início, deve movimentar-se a varinha dentro da bacia circularmente. Depois, quando já se separou a manteiga do soro, amassa-se à mão. A temperatura é que é o mais difícil de controlar. Com a varinha o processo demora minutos. À mão pode demorar cerca de uma hora :)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores