sábado, 26 de novembro de 2011

MARMELADA DE FRASCO

A Maria de Salto pediu-me para eu fazer marmelada. A lasanha de espinafres e mozzarella que cozinhei no restaurante dela deve-a ter impressionado. Juntamente com as bolachinhas de manteiga e os brigadeiros de chocolate e amêndoa. E a promessa de um jantar árabe lá no Borda d'Água.
A questão é que eu nunca tinha feito marmelada. Definitivamente, não é dos meus doces favoritos. De modo que tive de combinar telefonemas para a mãe para saber da receita da avó Susana com alguma pesquisa online.
Tinha tantos marmelos para cozer que tive de ir comprar uma panela nova :) Lave-os e cozi-os com casca até ficarem bem moles. Deixei arrefecer, pelei os marmelos e retirei os caroços. 4470 gramas de polme que foram triturados na Bimby.
Depois, fiz a calda com 2682 gramas de açúcar e com 1/3 do peso de açúcar em água, ou seja, 894 gramas. A ideia era atingir o ponto de rebuçado. Nunca me entendi com os pontos de açúcar. Só descobri que o pesa xaropes, que o meu pai me tinha oferecido muitos anos antes, não media a temperatura da calda mas sim a sua densidade quando frequentei um dos muitos cursos livres que fiz na ESHTE.
De modo que perdi a paciência ao fim de meia hora à espera do ponto. Incorporei o polme e estive outra meia hora a mexer a marmelada. Borbulhou tanto que colecionei queimaduras nas mãos. É certo que não ficou com aquela textura que dá para cortar à faca. Mas é a melhor que provei até hoje. Sem desprimor para a da avó Susana. Agora segue toda para a Maria e companhia ;)
A esta marmelada de frasco é melhor mesmo chamá-la de compota de marmelo.



5 comentários:

  1. Aconselho vivamente a tirar a marmelada dos frascos e a colocá-la em taças - com o tempo, a marmelada, que é cremosa no início, fica rija e passados uns meses só à faca é que se consegue cortar. Dentro de frascos vai ser uma tarefa um pouco complicada :)
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra
    Inicialmente deitei a marmelada em travessas (nesta casa não tenho taças), mas no dia seguinte continuava tão mole, tão mole que achei mais conveniente colocar nos frascos (e também me faltava a aguardente para embeber o papel vegetal para preservar por mais tempo).
    De qualquer forma,creio que estes três frascos não vão durar nem uma semana :)
    Mas obrigada pelo conselho! Para a próxima tenho de me munir de tigelas e aguardente...e ter mais fé no processo de endurecimento do doce :)

    ResponderEliminar
  3. Este ano fiz muita marmelada porque a receita, que me deu a senhora Maria, da loja onde os comprei é tão tão simples que não custa mesmo nada:
    Cortar os marmelos, retirar os caroços, pesar. Para 1Kilo de marmelo 700g de açucar ( eu uso açucar amarelo). Colocar no tacho os pedaços de marmelo e açucar. Deixar assim durante a noite. No dia seguinte colocar ao lume e quando os pedaços estão cozidos passar com a varinha mágica.
    Precioso este blog!!!! Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Olá Cláudia
    Obrigada pela receita! Parece bem simples de se fazer. Também gostei muito do teu blogue :)

    ResponderEliminar
  5. Mais uma achega, com a receita da minha tia Emilia ( que é a única marmelada que consigo comer!). Eis a receita: Descascar os marmelos e pesar. Ao peso total em açúcar, descontar meio kilo (ou seja, se tiver 2kg de marmelos descascados, pôr 1,5kg de açúcar amarelo). Pôr ao em lume brando, só os marmelos e o açúcar, sem água, pos ao cozinhar o próprio açúcar vai dar a humidade necessária ao doce. Deixar cozer e quando estiver bem escuro e espesso (mais ou menos 3 horas), tirar do lume e triturar com a varinha.Esta longa cozedura vai fazer com que não ganhe bolor, pois o ponto do açúcar vai fazer de conservante. Agora, MUITO IMPORTANTE: pôr em tigelas e tapá-las com papel vegetal grosso, que adere sem problemas à marmelada, que deve ter uma cor castanha encarniçada escura. Mais IMPORTANTE AINDA: Pôr as tigelas todos os dias a secar ao SOL, para curar e ganhar uma capinha de açúcar cristalizado na superfície, durante um mês mais ou menos (conforme conseguirem resistir). Garanto-lhe que corta as fatias de marmelada mais soborosa que já comeu e que a restante lhe dura bastante tempo (...se conseguir resistir)! Bom proveiro!!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores