quarta-feira, 2 de maio de 2012

BATIDO DE BANANA COM LEITE DE FRUTOS SECOS

A receita é básica. Castanhas do Maranhão, nozes, avelãs, amêndoas e cajus hidratados durante a noite. Pode usar-se só um tipo de frutos secos. Apenas usei estes porque eram os que tinha disponíveis em casa.
A água onde se hidrataram os frutos secos deve ser descartada. Se usasse a varinha mágica ou outro processador convencional, teria de fazer primeiro o leite: triturar os frutos secos com água, coar e só depois adicionar os restantes ingredientes. Mas com a Bimby coloco logo todos os ingredientes no copo: os frutos secos, a água mineral, a raspa de laranja, o mel e as bananas. 


A raspa de laranja confere ao batido uma frescura que equilibra a densidade do sabor dos frutos secos e da banana. No final, adicionei sementes de chia (por vezes uso de linhaça). 


4 comentários:

  1. Eu quero!! mas isso não é muito calórico??

    ResponderEliminar
  2. Muito bom...faço mais ou menos a mesma coisa mas não hidrato os frutos...porque o faz? a Bimby desfaz tudo...:)

    ResponderEliminar
  3. Adriana - Deve ser...mas como gasto tudo a limpar o quintal... :)
    Mim - Há várias razões para os hidratar. A primeira é que, hidratados, desfazem-se mais rapidamente; depois, tornam-se menos pesados (pelo menos, para mim). E também há o argumento (muito referido pelos crudívoros) que se devem hidratar os frutos secos (assim como as sementes)para eliminar os inibidores de enzimas e reduzir o ácido fítico que afetam o nosso sistema digestivo, os quais reduzem (o ácido fítico em especial) a absorção de alguns minerais e dificultam a digestibilidade da proteína. Fica aqui uma referência que me parece bastante completa: http://naturalbias.com/a-hidden-danger-with-nuts-grains-and-seeds/. Mas esta não é a minha área e honestamente não tenho formação para confirmar ou refutar estes argumentos :)

    ResponderEliminar
  4. ups...obrigada! desconhecia. nunca o fiz. Costumo deixar de molho o arroz integral por causa dos fitatos...mas desconhecia que os frutos secos também têm...

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores