terça-feira, 5 de junho de 2012

THE PERFECSCOPE

Na década de 80,  os meus pais mudaram-se para a casa onde a minha avó vivia. A casa tinha sido construída na década de 40 e a minha bisavó paterna, de quem dizem que herdei o feitio e o cabelo, também lá viveu depois de enviuvar e até morrer. A casa estava cheia de memórias - objetos que contam parte da história da minha família paterna.
Antes de nos instalarmos, passámos algumas semanas a limpar e ordenar o que a minha avó tinha deixado antes de ela própria ir viver com a filha. Quando saía do Liceu, passava muitas  tardes a desarrumar as muitas divisões da casa: porque era preciso desarrumar primeiro para depois arrumar.
Encontrei alguns trabalhos do meu tio avô pintor escondidos no meio de papéis sem histórias para contar, rendas que a minha avó tinha feito ainda miúda, instrumentos musicais, um gramofone que precisa de restauro, muitas fotografias que ainda consegui organizar e identificar com a ajuda da minha avó e este perfecscope.
O meu pai dizia que tinha sido trazido de Paris pelo meu avô. Entre o Perfecscope e os View Masters que o meu pai acumulava eu fico com o primeiro. 
Cada cartão era um faz de conta para histórias que, na minha cabeça, duravam dias e dias e  que incluiam viagens épicas ao PartnachKlamm nos Alpes Bávaros ou os rituais de beleza que era preciso cumprir antes de se aceder ao salão de baile parisiense. 



3 comentários:

  1. Também espreitei por umas coisas dessas,algumas já com carregador de revólver.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Papéis do Cândido da Costa Pinto sem histórias para contar? Faz falta aparecer quem conte a história deste grande pintor caído no esquecimento. Será a sobrinha-neta? :-)

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita :) Não, os papéis nada tinham a ver com o meu tio avô. Em casa da minha avó apenas descobri alguns trabalhos dele (colagens, pinturas). Em 1995 o CAM fez uma exposição, com o respetivo catálogo. Este aqui:http://cam.gulbenkian.pt/inde.php?article=71097&visual=2&langId=1

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores