sexta-feira, 22 de junho de 2012

POUSIOS DE CABEÇA

Não me recordo de, alguma vez, as ter visto a uso. São peças desirmanadas que estavam arrumadas de modo a nunca serem encontradas. Foram feitas pela avó Jesuína e devem-lhe ter consumidos muitos serões.


São delicadas e resgatam a memória desta avó que estava sempre vestida de preto a bordar panos brancos de linho ou de algodão. 


Imagino que, nas iniciais do seu marido, a avó Jesuína tivesse feito questão de incorporar os dois "As": Adelino de Araújo Peixoto. O primeiro ficou de pernas para o ar.


4 comentários:

  1. que lindas são! as almofadas e as combinações aqui de baixo :)

    ResponderEliminar
  2. Muito bonitas! Também as tenho por cá, mas com fartura toalhas de mãos pertencentes a diversos membros da família, alguns tão antigos que nem conheci. Por coincidência o J abunda, de Joaquina e Joaquim. O monograma era colocado em quase todas as peças de roupa para as marcar e saber a quem pertenciam e pelo exemplo que "herdei" usavam a 1ª letra do nome e por vezes de um dos apelidos. A maior parte das peças eram feitas para o enxoval por isso ainda não constava o nome do marido. Nesse caso era apenas utilizada a inicial de cada um. Era um hábito talvez derivado a haver pouca variedade de panos coloridos. Por cá até as sacas de pano estão marcadas, a ponto cruz, por dentro. As peças que tenho estão com manchas de ferro (?) e mesmo nas toalhas de mãos que uso e são lavadas tanta vez não desaparecem.
    Aprendi a fazer muitos pontos e rendas com as "avós" mas essa renda já não. Outro desgosto foi não ter aprendido a fazer rodilhas e algibeiras com a minha tia avó que morreu qdo eu tinha 14 anos. Fazia-as lindas com restos de tecidos.

    ResponderEliminar
  3. São obras de arte ..e com historia incorporada,que mais pedir?

    ResponderEliminar
  4. Obrigada a todas pelos comentários. Maria, sacas de pano também é coisa que abunda por aqui, mas nunca reparei se tinham alguma marca. Vou verificar. Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores