terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

SEMEAR LINHO PARA UMA EXPOSIÇÃO


Dito desta forma até parece que passei toda a manhã numa leira a semear o linho :) Bom, na verdade, foi só numa das floreiras cá de casa, uma mão cheia de sementes deitadas à terra (apesar de não ser a altura certa do ano para o fazer). Que germinem e que cresçam fortes porque daqui a dois meses vão integrar o primeiro núcleo da exposição temporária sobre os trajes de Barroso no MAP.
E o objetivo é que estas plantas possam ser tocadas pelas mãos dos visitantes. E que estas mãos possam também experimentar as texturas da lã e dos tecidos que a casa dava: burel, linho, estopa, serguilha e chiscado.



6 comentários:

  1. Boa sorte com a plantação! Muito linho também já se semeou aqui no baixo mondego...

    ResponderEliminar
  2. Pareço eu a semear 'coisas' fora de época. :)
    Fico à espera para ver.

    ResponderEliminar
  3. Que sementes tão clarinhas! é da luz da foto ou são mesmo assim? Que variedade são? Não sei se vais ter as plantas prontas em 2 meses...

    ResponderEliminar
  4. Isabel: é linhaça dourada...mas no dia em que tirei a foto também estava muito sol! Em dois meses não estarão certamente prontas para serem colhidas, mas no decurso da exposição, sim.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, não conhecia essa terminologia nem nunca tinha visto sementes tão claras! Será de linho oleaginoso? As variedades regionais portuguesas têm um ciclo vegetativo por volta de 50 dias, mas com temperaturas mais primaveris... O Banco de germoplasma vegetal em Braga tem sementes de variedades regionais portuguesas para quem queira semear! Boa sorte! pena não poder ver a exposição!

    ResponderEliminar
  6. Isabel
    Obrigada pela dica do Banco de germoplasma :)
    Esta exposição virá depois para a Casa do Capitão, em Salto, Montalegre.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores