sexta-feira, 31 de maio de 2013

OS SAIOTES VERMELHOS



Explicaram-me, lá em cima, que a cor vermelha dos saiotes tinha uma funcionalidade muito própria. Nos dias em que a mulher estava menstruada, e na ausência de cuecas e de pensos higiénicos, traçando-se a parte da frente com a parte de trás do saiote (o que implicava que este fosse bastante rodado) e prendendo-se a peça com a ajuda de um alfinete de ama, as mulheres protegiam a roupa de manchas indesejáveis. Nesses dias, o saiote era usado por baixo da camisa, uma combinação em estopa, linho ou pano cru. Nos restantes dias invertia-se a ordem: o saiote era colocado por cima da camisa interior, portanto, mais longe da pele.
Para tingir esta meada, que trouxe da Casa da Lã de Bucos, usei tinta que comprei numa drogaria em Cabeceiras de Basto, onde habitualmente as mulheres de Salto se abasteciam deste produto. Desta vez, não foi preciso seguir as indicações da D. Benta, pois a tinta vinha com instruções próprias. Não tem de se ferver a lã como fiz com os líquenes do castanheiro e do carvalho. Foi tudo muito mais rápido...mas menos ecológico!


5 comentários:

  1. Um daqueles temas que ficaram de fora dos textos etnográficos clássicos! Mas olha que não percebi bem como se traçava esse saiote, vais ter de me explicar :) E a tinta moderna, era dylon?

    ResponderEliminar
  2. Rosa, ok, combinado...eu posso exemplificar...mas em privado!
    A que tenho aqui é da marca Iberia (made in Spain) e a única disponível na loja em Cabeceiras.

    ResponderEliminar
  3. boa noite tenho ouvido esta lenda, fazendo parte de uma pagina de recolhas do trajar do povo, confesso que a sua explicaçao me deixa pensativa. Pois amigos que tem feito recolhas dizem que nao acreditem na versao do saiote vermelho travado. Agora a sua explicacao é de o uso do saiote com roda, ou saia de agasalho tambem usado nas terras do Minho. O que ja nao entendo até porque em cada parte do pais havias mulheres, e essas tinham menstruaçoes. Os ranchos agora andam na moda usar o saiote travado tipo saia ajudatadinha e curta contando essa versao de nao se ver as manchas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebi a sua questão. Não classificaria o uso do saiote vermelho como uma lenda, mas sim como uma prática que, segundo os relatos que recolhi naquela zona em questão, manteve-se até às primeiras décadas do século XX. Creio que o facto do saiote ser rodado permitiria criar algum volume (impossível no caso de uma saiote travado - e um saiote travado impediria que as mulheres se movimentassem à vontade para efectuar tarefas que exigiriam liberdade de movimentos - tarefas agrícolas, só para exemplificar), volume esse que dissimularia mais facilmente as manchas provocadas pela menstruação.

      Eliminar
    2. desculpe pelo meu pt , sou lusodescente mesmo gerindo um pagina sobre o trajar do povo portugues, faço parte de um grupo mas tenho vindo a reparar que esta na moda os ranchos exibir saiotes travados vermelhos dizendo que eram usados para a menstruaçoes das mulheres. A Federacao do Folclore Portgues tb defende essa theoria. Até hoje como ainda nunca tinha visto ninhuma recolha de este tipo de roupa de interior , sempre assimilei isso a uma lenda. De modo a que hoje ve se muitos ranchos a copiar esse modelo. Agora o saiote vermelho de castorina por ex , existem peças de museu e em bastante exemplares eu tenho visto authenticos. POr isso se o uso era esse passar o de dentro para fora passando a parte de frente pra traz tipo um "sarouel" pode ser uma hypothese. Mas sabendo que as camisas era compridas até meio da perna, e eu uso muitas vezes ao ano , acho que seria um pouco em termos de conforto muito chato a usar . porque a camisa mesmo nao senda apertado ao corpo, o saiote vermelho e a roda faria um volume um pouco grande para a largura da dita camisa de interior . espero que percebeu a minha explicacao.

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores