sexta-feira, 25 de outubro de 2013

COMIDAS NORMAIS


As minhas comidas do dia a dia são normalmente muito simples é rápidas de preparar. Verduras, muuuuuuitas verduras, alguma proteína, como ovos ou queijo de cabra, e sementes qb. No que diz respeito à dimensão sensorial da comida, para além dos sabores, presto atenção às texturas e ao modo como se complementam e equilibram. Este prato de comida sem as sementes e a cenoura teria ficado com uma textura demasiado branda e pouco apelativa. A couve, por exemplo, também foi apenas escaldada para se manter rija. Se tivesse usado bróculos, teria dado um golpe em cruz no talo, colocado os florestes em pé no tacho de modo a que apenas os talos ficassem mergulhados na água e as cabeças cozessem com o vapor.
A doçura das sementes tostadas com mel acabou por conferir ao prato outro interesse e o tempero necessário. E a combinação com o óleo de côco também funcionou muito bem.


Ingredientes
1 alface
1 cenoura
1 couve pequena
1 beringela
2 colheres de sopa bem cheias de óleo de côco
1 colher de sopa de mel
1 noz de manteiga
1 colher de sopa de sementes de abóbora
1 colher de sopa de mistura de linhaça e sementes de girassol
flor de sal qb
açafrão qb
piripiri qb
2 ovos

Preparação
Cortar a alface e a cenoura em fatias bem finas. Cortar as folhas de couve em fatias finas, levar ao lume para escaldar (1-2 minutos) e escorrer de seguida. Reservar.
Numa frigideira, anti-aderente (de cerâmica) derreter em lume brando metade do óleo de côco juntamente com o açafrão e a flor de sal. Colocar a beringela cortada às fatias e deixar tostar dos dois lados. O óleo de côco confere à beringela uma certa doçura que contrasta e equilibra o amargo natural do vegetal. Reservar.
Escalfar os ovos e reservar.
Novamente na frigideira colocar a outra colher de óleo de côco, o piripiri e o mel. Juntar as sementes de abóbora, girassol e a linhaça e deixar fervilhar até começar a caramelizar.
No empratamento prefiro colocar as sementes por cima da alface e a noz de manteiga sobre as couves ainda quentes, mas é tudo uma questão de gosto pessoal!


6 comentários:

  1. Eu queria mesmo era que esse prato estivesse aqui agora na minha mesa ao jantar... Já pensaste em cozinhar ao domicílio??

    ResponderEliminar
  2. Já :)
    Mas quero começar com os workshops primeiro ;)
    Olha, mas também para fazer este prato, não é preciso grande ciência!

    ResponderEliminar
  3. Pois, e verdade... Mas era melhor tê-o assim já preparadinho. Principalmente agora que não me apetece estar na cozinha.
    E fazeres ementas semanais para nos ajudares a preparar os menus??

    ResponderEliminar
  4. Ok, e queres uma versão saudável e low carb já a contar com o plano nutricional que o Guéu anda a seguir?

    ResponderEliminar
  5. O melhor é nem publicares o comentário ou ainda alguém rouba esta ideia

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores