sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PÃO DE AÇAFRÃO

Já fiz a receita base deste pão várias vezes. É rápida - não demora mais do que 5 minutos, se tanto, a misturar os ingredientes - simples e permite ter pão sem glúten à disposição dos amantes de pão cá em casa. É bom acabadinho de fazer, ainda quente e a fumegar, mas igualmente bom cortado às fatias e tostado no forno (ou na torradeira). 
Ontem experimentei fazer algumas alterações na receita original - juntei açafrão para dar esta cor fantástica e sementes de sésamo para o pão ganhar outra textura. E mudei também a ordem de incorporação dos ingredientes. O resultado foi melhor do que esperava. Ficou com uma textura muito distinta da receita original, menos densa e mais agradável.


A receita
Ingredientes
500 gramas de farinha de arroz
1 saqueta de fermento seco sem glúten
2 colheres de chá de goma xantana
3 colheres de sopa de açúcar ou açúcar de côco
1 colher de sopa mal cheia de flor de sal
1 colher de sopa de açafrão em pó
5 colheres de sopa de sementes de sésamo
550 ml de água morna
5 colheres de sopa de azeite

Preparação
Tostar as sementes de sésamo numa frigideira até começarem a ganhar cor. Reservar. Numa taça grande deitar a farinha, o fermento seco, a goma xantana, o açúcar, o sal, o açafrão e as sementes de sésamo e misturar bem. Juntar a água morna (não aquecer em demasia para não matar as leveduras) e mexer até obter uma mistura homogénea. Finalmente, adicionar o azeite e envolver bem. 
Deitar numa forma anti aderente bem untada com azeite. Se não possuir forma anti aderente, untar uma forma normal, forrar em baixo e nos lados com papel vegetal e voltar a untar. Cobrir com papel vegetal e deixar levedar 90 minutos num sítio aquecido. Normalmente cubro a forma com uma manta bem quente. 
Levar a forno pré aquecido a 200º, mantendo a forma tapada com o papel vegetal, durante cerca de 50 minutos. Nos últimos minutos pode-se retirar o papel vegetal para o pão ganhar cor.
Retirar da forma e deixar arrefecer sobre uma grelha para o pão não acumular humidade na base.


5 comentários:

  1. Nunca fiz pão só com farinha de arroz, terei que experimentar! Tem um ar maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Basta seguir a receita base das embalagens de Goma Xantana que o resultado é sempre bom. Hoje voltei a fazer, mas desta vez usei sementes de chia. Ainda está no forno :)

    ResponderEliminar

  3. A minha filha descobru recentemente que não pode comer glúten.
    Farinha, fermento e goma, encontram-se fácilmente nos supermercados, ou apenas em casas especializadas?
    Grata pela a atenção que me possa dispensar.

    ResponderEliminar
  4. Olá Majo
    Nos hipermercados já encontra (nas chamadas áreas de alimentação racional/natural) algumas variedades de farinhas sem glúten. Quanto aos fermentos sem glúten tenho encontrado sobretudo em casas especializadas, mas também já encontrei no Jumbo. A goma xantana creio que será difícil encontrar noutro comércio que não o especializado (Celeiro, por exemplo). Sugiro que veja este blogue - http://vidassemgluten.blogspot.pt/ - que contém informação detalhada sobre alimentação sem glúten. Sei que há também um grupo no facebook que reúne pessoas intolerantes ao glúten. Não disponho do endereço do mesmo pois não tenho facebook. Não creio que hoje em dia seja complicado fazer uma alimentação sem glúten quando preparamos a comida em casa. Talvez mais complicado seja gerir as refeições quando se come fora de casa, pois nesse caso será difícil controlar o que se come.
    Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores