quarta-feira, 16 de abril de 2014

FAZER ROUPA

6 comentários:

  1. Uiiii cheira-me que me irás emprestar esse livro. Estou na mesma onda. O ano passado fiz saias, este ano quero avançar para algo mais complexo como blusas, top's e vestidos. :)

    beijos

    ResponderEliminar
  2. http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/may/01/me-made-may-meet-the-bloggers-who-sew-their-own-wardrobe?CMP=twt_gu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Já não vou a tempo de participar, mas já tenho todos os moldes feitos, os tecidos cortados e ontem comecei a costurar a primeira blusa. Mas o objectivo de fazer uma peça por dia, durante esta semana, caiu logo por terra ontem à noite quando tive de ir preencher o IRS :)
      Obrigada pelo link!

      Eliminar
    2. Isso sim é um objetivo de quem é muito disciplinada :-) Espero que consigas, admiro quem costura. Como contei antes, mesmo com todas as mulheres mais velhas da família que sempre foram costureiras, tricoteiras, etc, etc, pulei esse gene. Eu imagino que o resultado seja algo muito compensador, como todo processo criativo. Mas o que me dá aflição em tudo é o aspecto matemático, geométrico, a ferocidade da máquina, os alfinetes - são um pesadelo para mim. A coisa que eu mais detestava quando era criança era ir à Dinorá, uma portuguesa amiga da minha mãe que fazia as nossas roupas de festa - a minha avó e minhas tias moravam no norte da cidade, o que não era muito prático para as provas, e a minha mãe era mais do tricô e do crochê (de novo, geometria, matemática, etc). A mulher se queixava o tempo todo da vida (a dela não era fácil mesmo, coitada) e acabava por me dar umas alfinetadas, e eu só queria ir-me embora :-)
      Mas gostaria muito de às vezes poder usar os serviços de costura de alguém, aqui é algo inexistente, embora agora costurar esteja na moda (época de recessão, essas coisas voltam a entrar em voga, também pelo caráter vintage), há até uma série da BBC: http://www.bbc.co.uk/programmes/b03myqj2. Eu gosto mais do Great British Bake Off, percebo mais do que estão a falar. ;)
      Desculpe ter deixado o link sem comentários, fiz isso do tablet que trava quase sempre nos comentários do blogger, tentei escrever e não saiu :)
      Beijinhos e boa sorte com o projeto!

      Eliminar
    3. Olá Dani :)
      Eu não sou disciplinada, eu não sou disciplinada, eu não sou disciplinada :)))))) Sou casmurra :)
      Tenho mesmo como objectivo fazer a minha própria roupa. Dentro do que é razoável, obviamente. Não me vou pôr a costurar um casaco comprido. Nem sequer umas calças de ganga. Nem tão pouco um vestido mais complicado. Mas, como creio que já disse aqui, dá-me mesmo prazer conseguir fazer algumas coisas. Esta semana já estou a terminar a segunda blusa (mesmo modelo da primeira) e fiquei mesmo orgulhosa com o resultado final. Já estreei a primeira ontem e não ficou com um aspecto nada "caseirinho". Uso sempre o mesmo tipo de tecidos (algodão, linho) e cores (branco, bege) para o verão. Para combinar tudo com tudo e, acima de tudo, porque acho que me ficam bem. É ver-me de laranja ou amarelo e desatar a fugir!
      Eu gosto mesmo é disso que te aflige...tirando os alfinetes! Enerva-me assim um bocado não conseguir antecipar certas situações e cometer erros básicos. Agora já estou mais concentrada, aliás, a costura serve para descomprimir ao final do dia, desde que me convença que não há ninguém a correr atrás de mim para acabar as coisas.
      Acho que vi essa série (Great British Bake Off) quando passou num canal da tv cabo. Ou estou a confundir tudo, porque o júri era outro... :)
      Ora aí está - em relação à série dos costureiros amadores - coisa que podiam fazer cá em Portugal para tornar o panorama televisivo mais interessante. Já vi que tem umas dicas interessantes por lá :) Obrigada :))))
      Beijinhos!

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores