segunda-feira, 14 de abril de 2014

HAMBURGUERS DE GRÃO DE BICO COM MOLHO DE MORANGO E MALAGUETA


Depois de, no sábado, ter ido almoçar a um restaurante vegetariano de Lisboa,  tinha pensado escrever sobre a aposta que alguns (muitos?) restaurantes do género fazem numa oferta alimentar fortemente suportada em duas coisas: seitan e soja (seja tofu ou PTS). Neste, em particular, era impossível comer sem ter uma das duas no prato. Ainda para mais porque a carta se restringe, para além da sopa, das bebidas e das sobremesas, a três pratos diários. Não vou discorrer sobre esta experiência em particular. Desconsola-me, no entanto, constatar que não se considere construir uma carta sem seitans e sem soja. Comparativamente, encontro opções muito mais interessantes em blogues vegetarianos nacionais. Não sei se nos outros países o panorama é semelhante. O último que visitei, em Copenhaga, era péssimo a todos os níveis: atendimento e comida. Tenho uma especial curiosidade em conhecer este, em Londres. Reparem no menu...sem seitan e sem tofu. Comprei, já há alguns anos, o livro que editaram e que está no top 5 dos meus livros de culinária vegetariana. Fica-se com vontade de fazer todas as receitas. Todas!

Há-de vir agora na bagagem para Lisboa. Esse, os do Kurma Dasa, mais este e mais este. Enquanto não os vou buscar, inventam-se mais umas receitas e adaptam-se outras que se vão aprendendo no curso. Desta vez decidi fazer hamburguers de grão de bico com molho de morango e malagueta. Um dos erros comuns ao se confeccionar hamburguers vegetarianos consiste em incorporar a cebola crua no preparado. Isto implica que o travo a cebola permanece no hamburguer depois de cozinhado. Mesmo que se goste muito de cebola, o resultado final fica comprometido. O mais correcto é fazer um puxado (refogado/estrugido) de modo a amenizar o sabor intenso quer da cebola, quer do alho. Não usei um dos ingredientes que aparece opcional na receita - as sementes de girassol - que conferem textura aos hamburguers, melhorando-os.
O molho de morango e malagueta foi adaptado de uma receita que aprendemos no curso. Substitui vinagre por sumo de limão e açúcar por mel. Diria que o resultado ficou melhor que a receita original.
Podem servir-se os hamburguers apenas com o molho agri-doce ou acompanhados de uma salada de alface, maçã e canónigos.


Hamburguers de grão de bico
Ingredientes
1 lata de grão de bico (das grandes)
1 cenoura picada grosseiramente
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pedacinho de gengibre picado
1 raminho de manjericão
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de grão de bico
2 colheres de café de cominhos em pó
1 colher de café de cúrcuma
flor de sal qb
azeite qb
(opcional - 3 colheres de sopa de sementes de girassol tostadas)

Preparação
Fazer um puxado com o azeite, a cebola, os alhos, o gengibre e as especiarias. Reservar.
Numa taça, colocar o grão de bico escorrido e juntar o ovo batido, o manjericão, o puxado e suficiente farinha de grão de bico para a mistura se tornar moldável. Rectificar os temperos.
Levar ao frigorífico por 30 minutos (no mínimo).
Com as mãos untadas de azeite, moldar os hamburguers e dispô-los num tabuleiro untado com azeite. Levar ao frigorífico por 1 hora (no mínimo) para o preparado solidificar.
Numa frigideira anti aderente (de preferência de cerâmica) colocar um pouco de azeite e levar a lume baixo. Quando o azeite já tiver aquecido, dispôr os hamburguers. Deixar cozinhar até ficarem dourados de um lado e depois virar para cozinhar o outro lado.

Molho de morango e malagueta
Ingredientes
1 dl de água
1/2 dl de sumo de limão
2 colheres de sopa de mel
10 morangos
1/2 malagueta fresca (sem sementes e sem os veios interiores)
flor de sal qb

Preparação
Num tachinho colocar todos os ingredientes e levar a lume baixo até os morangos ficarem quase desfeitos e o líquido ter reduzido de volume. Triturar com a varinha mágica e voltar a colocar o preparado no lume apenas para ferver brevemente.

4 comentários:

  1. Olá :)
    Mas esse erro da cebola crua também é facilmente cometido nos hambúrgueres à base de carne, é daqueles que derrotam os participantes do Masterchef UK :-)))))))))). Gosto muito de pratos que levam grão, mas semana passada fiz um hummus que não deu muito certo, o sabor ficou bom, mas não consegui aquela consistência pastosa, bati, bati e bati no processador e ficou seco demais, e olha que acrescentei mais azeite, limão e tahini... Decepção. Vou anotar essa tua receita, sempre quis fazer hambúrguer vegetariano caseiro. Será que o molho com framboesas também dá certo? Imagino que sim, pois nessa linha do agridoce, o vinagre da fruta é bastante usado.
    Inspirada pelo teu post, fui olhar as opções vegetarianas aqui de Bristol e parece que há algumas interessantes, principalmente agora que a cidade está sendo considerada a "cena gastronômica emergente" mais interessante do país por um dos críticos mais "darlings" daqui. Uma das cartas que vi não menciona tofu ou seitan, mas tem muitos queijos (bom, moro numa área famosa pelos queijos, é fatal), aliás, tem queijo em tudo. É um pouco de falta de criatividade, eu diria.

    Beijnhos,

    ResponderEliminar
  2. Olá Dani :)
    Pois o erro básico da cebola é daquelas coisas que parecem tão óbvias mas das quais nos esquecemos frequentemente. O hummus não tinha líquido a menos? Eu costumo deitar água da própria cozedura do grão ou, usando grão em lata, uma mistura de água, sumo de limão, azeite e alguma erva aromática como os coentros. Framboesas é uma boa ideia! Nem me tinha lembrado dessa :) Vou plagiar! :))))
    Esse é outro problema dos restaurantes vegetarianos (bom, apenas de alguns): colocar queijo em tudo! Podiam criar cartas mais diversificadas com pratos que se enquadrassem nas várias expressões do vegetarianismo. Fico à espera dos relatos das tuas experiências gastro-vegetarianas em Bristol :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores