domingo, 25 de maio de 2014

GELADO DE BANANA COM CARAMELO SALGADO

Quando o Matt Preston, um dos jurados do Masterchef Austrália, apareceu num programa a ensinar a fazer gelado de banana... apenas com banana, a blogosfera e o instagram ficaram em êxtase e inundaram a internet com receitas semelhantes :) Mas versões de gelados crus, nomeadamente de banana, há muito que existem no receituário crudívoro e constituem boas opções para quem não quer, ou não pode, consumir gelados com lacticínios, carregados de açúcar e gorduras hidrogenadas. O que pode haver de mais simples do que um gelado de banana cujo único ingrediente é somente a banana?Um gelado de banana com caramelo salgado e cajus tostados! Ao pequeno-almoço :) 
Bananas congeladas (sempre cortadas às fatias para mais facilmente serem usadas) é coisa que nunca falta no congelador. Bananas muito maduras, já passadas, são as melhores. Mais doces e com a textura ideal para serem trituradas depois de congeladas. Não se compram gelados cá para casa. A piada está mesmo em inventar misturas ao nosso gosto. Com ingredientes naturais. E muita fruta. E, por cá, gosta-se especialmente de caramelo salgado. O convencional faz-se, muito pontualmente, para acondicionar as pipocas caseiras. Este, mais saudável e com um toque especial devido à manteiga de cacau, serviu na perfeição para o gelado de banana.


Receita

Ingredientes
Bananas maduras cortadas às fatias e congeladas (qb)
Cajus crus (qb)
4 colheres de sopa de açúcar de coco
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de manteiga de cacau
Flor de sal (qb)
Água (qb)

Preparação
Para fazer o gelado, retirar as bananas do congelador, deixar à temperatura ambiente durante 15 minutos e, seguidamente, num robot de cozinha potente, triturar até obter a consistência de pasta. Colocar em taças e reservar no congelador até utilizar.
Tostar os cajus crus numa frigideira. Reservar.
Para fazer o caramelo, colocar o açúcar e água suficiente para cobrir num pequeno tachinho. Levar ao lume até o açúcar se dissolver. Juntar o óleo de côco, a manteiga de cacau e o sal e deixar cozinhar até obter um caramelo espesso.
Retirar o gelado de banana do congelador, polvilhar com os cajus torrados e guarnecer com o caramelo salgado.

6 comentários:

  1. Isso está com um aspecto maravilhoso, que combinação boa! Eu só trocava as castanhas por pistaches (não porque não goste, adoro, mas porque está na minha lista de alimentos a evitar)

    ResponderEliminar
  2. (...) ou por nozes- macadâmia(s) ( desculpa o comentário interrompido, publicar a partir do tablet é terrível, não funciona mesmo...).
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Acho que com pistáchios também deve funcionar às maravilhas...então com macadâmias (coisa que nunca encontro a não ser na versão frita-com-muito-sal) deve ser o paraíso!
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Que delicia! Se fizermos com outra fruta procedemos do mesmo modo? Onde se compra o óleo e o açúcar de coco?

    É pena eu não poder dar uma trincada aqui na foto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice :)
      Creio que pode fazer isto com qualquer fruta, mas se usar frutas com percentagens muito altas de água, vai ter um sorvete e não um gelado. Contudo, se usar a banana sempre como ingrediente suporte para outra fruta, o resultado final será mais semelhante ao gelado tradicional.
      Veja esta receita aqui - http://cozinhanutritiva.blogspot.pt/2014/03/sorvete-cremoso-de-mamao-vegano-e-cru.html. A banana está presente para dar consistência, mas o sabor que impera é o da papaia/mamão.
      Em relação ao açúcar e ao óleo de coco, encontra-os nas lojas Celeiro e noutras lojas de produtos naturais. Ou pode comprar online directamente ao distribuidor. Veja aqui - http://pt.iswari.net/
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Obrigada, Ni. :)
      Vou experimentar no fim-de-semana.

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores