Quando o Matt Preston, um dos jurados do Masterchef Austrália, apareceu num programa a ensinar a fazer gelado de banana... apenas com banana, a blogosfera e o instagram ficaram em êxtase e inundaram a internet com receitas semelhantes :) Mas versões de gelados crus, nomeadamente de banana, há muito que existem no receituário crudívoro e constituem boas opções para quem não quer, ou não pode, consumir gelados com lacticínios, carregados de açúcar e gorduras hidrogenadas. O que pode haver de mais simples do que um gelado de banana cujo único ingrediente é somente a banana?Um gelado de banana com caramelo salgado e cajus tostados! Ao pequeno-almoço :)
Bananas congeladas (sempre cortadas às fatias para mais facilmente serem usadas) é coisa que nunca falta no congelador. Bananas muito maduras, já passadas, são as melhores. Mais doces e com a textura ideal para serem trituradas depois de congeladas. Não se compram gelados cá para casa. A piada está mesmo em inventar misturas ao nosso gosto. Com ingredientes naturais. E muita fruta. E, por cá, gosta-se especialmente de caramelo salgado. O convencional faz-se, muito pontualmente, para acondicionar as pipocas caseiras. Este, mais saudável e com um toque especial devido à manteiga de cacau, serviu na perfeição para o gelado de banana.
Receita
Ingredientes
Bananas maduras cortadas às fatias e congeladas (qb)
Cajus crus (qb)
4 colheres de sopa de açúcar de coco
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de manteiga de cacau
Flor de sal (qb)
Água (qb)
Preparação
Para fazer o gelado, retirar as bananas do congelador, deixar à temperatura ambiente durante 15 minutos e, seguidamente, num robot de cozinha potente, triturar até obter a consistência de pasta. Colocar em taças e reservar no congelador até utilizar.
Tostar os cajus crus numa frigideira. Reservar.
Para fazer o caramelo, colocar o açúcar e água suficiente para cobrir num pequeno tachinho. Levar ao lume até o açúcar se dissolver. Juntar o óleo de côco, a manteiga de cacau e o sal e deixar cozinhar até obter um caramelo espesso.
Retirar o gelado de banana do congelador, polvilhar com os cajus torrados e guarnecer com o caramelo salgado.
Isso está com um aspecto maravilhoso, que combinação boa! Eu só trocava as castanhas por pistaches (não porque não goste, adoro, mas porque está na minha lista de alimentos a evitar)
ResponderEliminar(...) ou por nozes- macadâmia(s) ( desculpa o comentário interrompido, publicar a partir do tablet é terrível, não funciona mesmo...).
ResponderEliminarBeijinhos!
Olá :)
EliminarAcho que com pistáchios também deve funcionar às maravilhas...então com macadâmias (coisa que nunca encontro a não ser na versão frita-com-muito-sal) deve ser o paraíso!
Beijinhos!
Que delicia! Se fizermos com outra fruta procedemos do mesmo modo? Onde se compra o óleo e o açúcar de coco?
ResponderEliminarÉ pena eu não poder dar uma trincada aqui na foto. :)
Olá Alice :)
EliminarCreio que pode fazer isto com qualquer fruta, mas se usar frutas com percentagens muito altas de água, vai ter um sorvete e não um gelado. Contudo, se usar a banana sempre como ingrediente suporte para outra fruta, o resultado final será mais semelhante ao gelado tradicional.
Veja esta receita aqui - http://cozinhanutritiva.blogspot.pt/2014/03/sorvete-cremoso-de-mamao-vegano-e-cru.html. A banana está presente para dar consistência, mas o sabor que impera é o da papaia/mamão.
Em relação ao açúcar e ao óleo de coco, encontra-os nas lojas Celeiro e noutras lojas de produtos naturais. Ou pode comprar online directamente ao distribuidor. Veja aqui - http://pt.iswari.net/
Espero ter ajudado!
Obrigada, Ni. :)
EliminarVou experimentar no fim-de-semana.