terça-feira, 10 de junho de 2014

DESIDRATAR

E a cozinha nunca mais será igual :)

10 comentários:

  1. Até agora tenho usado o forno mas acho que demora muito tempo e há uma grande perda de energia.
    Onde compraste o teu desidratador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Compreio o desidratador na Makro em Lisboa. Foi o mais barato que encontrei. Já tinha visto este - http://www.centrovegetariano.org/loja/Cat-101-Desidratador.html - na loja vegetariana online e que me parece um modelo (embora de marca diferente) muito semelhante. Eu queria mesmo era um Excalibur, mas o preço é muito elevado. Não tenho termo de comparação com outros desidratadores, mas estou satisfeita com este. Já desidratei bananas, maçãs e papaias. Faz um pouco mais de barulho do que eu pensava (se a casa for pequena não é possível tê-lo em funcionamento durante a noite!). A grande falha está na tradução para português das instruções. O manual de instruções tem partes mal traduzidas e outras passagens que foram omitidas (por exemplo, refere a certa altura uma tabela de temperaturas adequadas a cada alimento que simplesmente não existe...nem em português, nem noutra língua).
      Espero ter ajudado!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta :)
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Habemus, habemus!!! :)))
      Qualquer dia só consigo cozinhar num armazém! Agora ando de olho num fogão a lenha :))) Sim, a lenha! Para um apartamento :)))) É que há 3 anos, quando vim para a Figueira, decidi simplificar a coisa e aproveitar o mini forno que já tinha e comprar um disco eléctrico (na verdade são dois). E mandar fazer um pequeno móvel para o forno e o disco. A questão é que os discos eléctricos demoram imenso tempo a aquecer e fico sempre com a sensação que aquilo gasta horrores de energia. E como é preciso dar destino aos ramos das árvores do quintal :) Vá, e convenhamos que ter uma Bimby ao lado de um forno a lenha é digno de se ver :)))
      Beijinhos

      Eliminar
    2. ;)))))) Fiquei interessada, é bom para o que exatamente - tipo, vi o que faz, é mesmo para conservar os alimentos - e os nutrientes? Fogão a lenha é tudo de bom, os aromas são tão nostálgicos... Pois, é como aquelas justaposições de arquitetura antiga e moderna, a dialética entre a tradição e a modernidade :))))))
      Beijinhos!

      Eliminar
    3. Dani, a ideia é mesmo essa: conservar sem destruir os nutrientes. Por exemplo, nem sempre me apetece congelar as bananas muito maduras para depois fazer gelados e batidos. Além disso, no quintal da Figueira tenho seis ameixieiras. Há que lhes dar destino! Quando aos fogões a lenha, mate tem andado a pesquisar e há um número considerável de fábricas em Portugal a produzir fogões a lenha pós-modernos :) São lindos. E muito caros! É um projecto a médio prazo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Isso é banana? Nós costumamos desidratar bananas em palitos. São viciantes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sim, é banana. Esta já era a segunda "desidratada" de bananas. A primeira foi efectivamente em palitos, mas como sou pessoa impaciente, achei que se as cortasse em rodelas finas o processo seria mais rápido :)

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores