quarta-feira, 23 de novembro de 2011

XAILES COM MICRO-POMPONS - PARTE I

alguém, neste momento, a comprar um bilhete de autocarro para Montalegre :) Três meses depois, lá conseguimos conciliar agendas para ele me ensinar a fazer os xailes (ou o que se quiser) de micro-pompons. 

Imagem 1

A estrutura, pequena mas suficiente para aprender, já estava feita. Quatro ripas de madeira com pregos à distância de um centímetro uns dos outros. O tutorial fica para depois, que esta foi só primeira sessão. Mas já ficam aqui algumas indicações.
Em Gralhas há duas pessoas que dominam esta técnica. O sr. Manuel e o sobrinho. Este último aprendeu em Angola e, depois, ensinou ao tio quando ambos trabalhavam em França. Agora, preciso de falar com o sobrinho para perceber com quem é que ele aprendeu. Que viagens terá feito esta técnica?

Imagem 2

Primeiro passo. Vamos considerar a imagem 2 e a estrutura de madeira na posição em que é retratada nessa imagem. Prender, com dois ou três nós, um dos fios de lã no prego situado no canto superior esquerdo. Dar seis voltas (podem ser as que se quiserem; quantas mais voltas, mais fofinhos (tradução: farfalhudos!) ficarão os pompons) passando o fio entre os dois pregos que se encontram - na ripa superior e na ripa inferior - em posições correspondentes. À sexta volta, na ripa superior, passar o fio para o prego situado à direita e voltar a repetir a operação até finalizarem os pregos. Voltar a prender com dois ou três nós no último prego situado no canto superior direito.

Imagem 3

De seguida, voltar a repetir esta operação (Imagem 3), com uma lá de cor diferente (ou não), nos pregos das duas outras ripas (começando sempre no canto superior esquerdo tendo a estrutura de madeira virada para nós).
Nas Imagens 4 e 5 pode ver-se o resultado final desta primeira etapa. O sr. Manuel chama a estas duas camadas de fios sobrepostos, o tecido. Veem-se, também,  as agulhas de plástico feitas pelo sr. Manuel e indispensáveis para a etapa seguinte.

 

Imagem 4

Imagem 5

Agora, a etapa seguinte (cuja explicação detalhada ficará para o tutorial, por ser mais complexa e obrigar a um maior número de imagens). Com um fio de algodão, trabalhando na diagonal do tecido, atar com um nó cada cruzamento das duas camadas de fios de lã. Repetir a operação na diagonal oposta (Imagem 6 e Imagem 7). Esta etapa tem uma série de truques que parecem muito complexos, à partida, mas que, depois de compreendida a lógica, se tornam muito fáceis de executar.

Imagem 6


Imagem 7

A próxima etapa consiste em cortar todos os fios de lã com uma lâmina ou uma tesoura pequenina. Como se vê na última imagem (Imagem 8), cada quadrado formado pela sobreposição dos fios de lã é cortado nos quatro lados. Isto significa que é a teia formada pelos fios de algodão (através dos nós) que irá segurar o conjunto dos pompons. E temos xaile :)
Tutorial para a semana!

Imagem 8

5 comentários:

  1. Daniela, não tivesse eu uma ida para os Açores marcada para daqui a poucos dias e ias ver. Que inveja!

    ResponderEliminar
  2. ...ah, e que curioso essas agulhas parecerem as de fazer rede :)

    ResponderEliminar
  3. Rosa :)
    Hoje vou ter a segunda aula. Só hoje vou perceber se dei os nós todos nos sítios certos ou se deixei algum por dar!
    Ainda não me entendi a encher estas agulhas. Da primeira vez pareceu-me estar a fazer tudo certo e depois o fio não saía :)

    ResponderEliminar
  4. engraçado ter descoberto este site e logo com este passo a passo. O meu pai fez na tropa para se entreter paninhos com esta técnica que foram divididos entre mim e o meu irmão quando casamos. Até hoje conservo-os com muito carinho. e tenho pena de não saber fazer. O meu pai fez muitos na altura mas já não se lembra como se faz.

    Beijinhos e continuação de bons trabalhos (e pesquisas)
    Carla
    calamatosaraujo@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Carla
    Fica prometido para breve um tutorial sobre a técnica.
    Obrigada pela visita

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores