quinta-feira, 15 de março de 2012

AS ÁGUAS DE TOURÉM

O ramal do Ribeiro é um dos ramais que integra o sistema de regadio na aldeia de Tourém. O ramal abastece de água uma zona com o mesmo nome. Para além deste, existem outros três ramais. O ramal do Verdial, também chamado do Calvário, é aquele que abastece uma maior extensão de terras e transporta um maior volume de água. Passou a fornecer água aos habitantes que eram servidos pelo ramal de São Martinho desde que as obras de recuperação neste último deixaram de ser feitas. O ramal de São Martinho transporta atualmente um baixo volume de água. Existe, ainda, o ramal do Crastelo, mas que está inativo.

O sistema de regadio da aldeia alimenta de água três tipologias de terras: os lameiros, as terras e as hortas da aldeia. Nos lameiros semeia-se feno para alimentar o gado, nas terras, planta-se o milho, o feijão e o centeio e nas hortas cultiva-se uma variedade de produtos hortícolas.




Existem três elementos principais que compõem os ramais da aldeia: as corgas, as presas e os canais. Pela encosta da Serra da Mourela, as nascentes vão engrossando o caudal de água que, já perto da aldeia, desagua na imensa corga do Ribeiro:
Uma corga normalmente é uma extensão muito grande, como é o caso desta aqui. Vai daqui ao alto da serra. As nascentes podem não ser propriamente nas corgas, mas a água vai em direção à corga e depois vai dar origem aos rios. A primeira nascente é lá em cima, nas cativadas, e depois vai descendo e vai apanhando as várias nascentes que por aí vai havendo em direção à corga e é canalizada até ao início da aldeia onde está feita a presa para o regadio (Paulo, 15-3-2012)
Num cenário paradisíaco que mistura vegetação luxuriante e o som incessante da água a correr, encontram-se os 11 moinhos que, no passado, moíam o grão que as terras da aldeia produziam. Moinhos de maquia e moinhos dos herdeiros. Existe, ainda, o moinho onde se instalaram as turbinas que forneciam energia elétrica a Tourém:
Tourém foi a primeira aldeia do concelho de Montalegre a ter iluminação própria. Nem pública nem privada: própria. Só autorizavam ter uma lâmpada por casa e só podia estar ligada umas tantas horas. Havia um zelador que era a pessoa responsável pelo controle disto e chegava à meia noite e tinham desligar tudo. (Paulo, 15-3-2012)
Conta-se que quando ligaram a energia elétrica pela primeira vez, disseram aos mais novos para irem a correr até casa e ver quem chegaria primeiro: se eles se a eletricidade. As crianças, quando chegaram à primeira casa e viram que a luz já tinha chegado, tiveram uma enorme desilusão. Como só era autorizada uma lâmpada por casa, entre duas divisões fazia-se uma janela no alto da parede para que a lâmpada pudesse iluminar ambas as divisões.


O sistema de regadio da aldeia é regido por normas que organizam o ano em duas épocas: de 29 de junho a 8 de setembro, a água anda às horas. No resto do ano funciona o sistema de torna a torna
Para desviar as águas do canal para os respetivos terrenos, há que tapar as saídas para os terrenos dos vizinhos, o que se faz com recurso às tornadas, chapas de ferro, ou através de um processo mais arcaico, usando torrões, pedras ou mesmo as ougas, as ervas que crescem no canal.

4 comentários:

  1. Uma maravilha.
    Abri a caixa de comentários várias vezes e nem sabia o que escrever.
    Tenho uma vontade grande de ir à ponta do dedo do concelho de Montalegre.

    Tinha notícia de um padre,também carpinteiro,ali para,julgo,Travassos,ter instalado um pequeno gerador para alimentar algumas casas e o negociozito.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Thanks Jane :)
    Mário: Então, se vier, procure o Paulo Barroso, Presidente da Junta, que é o cicerone ideal para lhe mostrar este paraíso escondido.

    ResponderEliminar
  3. Tourem, o sonho da nossa vida! Desde que ela me abracou nao mais nos abandonou! Obrigada, Paulo, pelas preciosas informacoes!
    Ps que linda a Ti Ana, a gerir o regadio!!!!!!!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores