segunda-feira, 14 de maio de 2012

LEITE DE AMÊNDOA E CÔCO

Tenho por hábito fazer tudo a olho. Mas hoje disciplinei-me e anotei todas as quantidades que utilizei para fazer uma das minhas bebidas preferidas: leite de amêndoa e côco. É possível comprar este tipo de leite em algumas lojas (como o Celeiro) embora o preço seja exorbitante.
Esta versão é feita a partir de três ingredientes: água, côco ralado e amêndoas.




Para fazer o leite de côco, baseio-me nesta receita, mas faço algumas alterações. Basicamente, começo por usar as 200 gramas de côco ralado e as 1200 gramas de água (não chego a esgotar os 8 minutos na Bimby; normalmente, fico-me pelos 6 minutos). Depois, na repetição do processo, uso a polpa e 500 gramas de água (4 minutos, 100º e velocidade 4) e junto ao primeiro leite obtido. No final tenho cerca de 1,4 litro de leite de côco.
Em relação ao leite de amêndoa, uso 150 gramas de amêndoa hidratada (durante 24 horas) e 1000 gramas de água. Na Bimby bato 2 minutos em velocidade 8. Depois, ainda passo num passador e fico com cerca de 1,2 litro de leite de amêndoa.




Para fazer o leite de amêndoa e côco uso normalmente a proporção de uma parte de leite de côco e duas partes de leite de amêndoa. Mas quem preferir um leite menos espesso, pode aumentar a quantidade de leite de amêndoa. Atenção que o leite de côco, ao ser guardado no frigorífico, acaba por solidificar (uma parte dele, pelo menos), o que implica que de cada vez que se usa se tenha o cuidado de selecionar tanto a "água" como a "nata" do mesmo.




Pode ser consumido simples (ou adoçado com mel, canela e chia) ou usado como base para batidos. Pronto, mais um momento Julia Child.

3 comentários:

  1. Ora aí está um leite maravilhoso.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. antropologia Oral

    Destrava línguas


    Quem pouco côco come
    pouco côco compra
    Quem com pouca capa se tapa
    pouca capa compra
    como eu, pouco côco como
    pouco côco compro
    e como com pouca capa me tapo
    pouca capa compro

    Nota: A "luz branca" iluminou-te!

    ResponderEliminar
  3. Parece bem fácil fazer leite de coco , não sabia , agora vou experimentar um dia destes !

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores