terça-feira, 22 de maio de 2012

A MINHA HORTA

Desde que voltei à Figueira os meus dias são divididos em duas partes. De manhã, cuido da horta e, à tarde, faço investigação para os próximos projetos.
Há dois anos que o quintal estava praticamente votado ao abandono. Toda a superfície coberta de mato o que me levou umas boas duas semanas a limpar convenientemente. Depois, comecei a dividir  a terra disponível em quadrados ou rectângulos para semear alguns hortícolas e ervas aromáticas. O maior problema (se calhar só é problema na minha cabeça) que encontro são as muitas árvores plantadas de forma aleatória no terreno e que tornam mais difícil organizar o espaço disponível para os legumes.
Hoje de manhã, comecei a preparar mais um quadrado de terra, desta vez destinado ao meu jardim de ervas aromáticas.


Para além do cebolinho que a Gitte me ofereceu, há espaço para mais sete variedades. Coentros, manjericão e salsa são obrigatórios, mas ainda tenho dúvidas em relação às outras quatro variedades...


A semana passada também plantei pepinos e duas variedades de alface. Já tinha experimentado a técnica dos garrafões e resulta sempre. Para evitar que a bicheza coma as folhas tenras das alfaces, usam-se garrafões vazios (cortados na base) como campânulas o que permite que a planta se desenvolva sem ser devorada. Quando fica demasiado grande, retiram-se os garrafões.


Os feijões, plantados já há mais de uma semana, estão a crescer a bom ritmo. Nos próximos dias vou espetar e atar as canas e esperar que a produção seja pelo menos tão boa como há dois anos.

3 comentários:

  1. Temos agricultora! Quando comemos a sopa?

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está uma horta tratada como um jardim.
    Os feijões,e sendo de trepar,necessitam de mais algum espaço entre si.
    Aromáticas,talvez,oregãos,tomilho,segurelha e aipo e ainda uma hortelã.Funcho é desaconselhável,poucas plantas gostam dessa vizinhança.

    Cordial abraço,

    mário

    ResponderEliminar
  3. Guida: tendo em conta os recentes desenvolvimentos, acho que temos de ir comer sopa ao norte ;)
    Mário: eu sou uma exagerada com os feijões...eu bem os queria espaçar...mas eles caíam-me da mão às catadupas :)Obrigada pelas sugestões para as aromáticas. Já plantei tudo. Post para breve!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores