sábado, 11 de agosto de 2012

O COFINHO DA MERENDA E DAS ENGUIAS


Passei o dia de hoje no Núcleo Museológico do Sal a aprender a fazer um cofinho. Os cofinhos são cestos que, no passado, eram usados para levar a merenda quando se ia apanhar enguias e para se transportar estas quando se ia vendê-las à Figueira da Foz.


A D. Aida só aprendeu a fazer estes cestos há dois anos com o único homem que ainda os faz. O modo como se apanham e preparam os juncos nas salinas é distinto do que vi fazer em Salto com o Sr. Constantino no projeto com o Ecomuseu de Barroso. Aqui, os juncos não são cortados pela base, mas sim arrancados. Também não são delubados nem maçados. Ficam três meses a secar à sombra e quando vão ser utilizados têm de ser humedecidos com, pelo menos, 24 horas de antecedência. Neste último ponto a técnica aproxima-se daquela que observei em Salto.


Não é fácil aprender esta técnica. Passámos a manhã inteira em tentativas frustradas sem atinar com a sequência de gestos, mas antes do almoço fez-se luz :)   




 Base do cofinho que estou a fazer.

Depois do almoço num antigo armazém de sal, onde a D. Aida nos serviu uma opípara refeição, voltámos para o Núcleo Museológico do Sal para ver fazer mais algumas etapas da construção do cofinho e continuar a tecer as bases dos nossos cofinhos. D. Aida já se disponibilizou para nos receber em sua casa para podermos completar esta aprendizagem. Lá irei. Mas não são apenas os cofinhos da D. Aida que me interessa aprender a fazer. No dia 17 irei ver fazer broa de milho com salicórnia. E no dia 18 volto ao Núcleo Museológico do Sal para participar numa safra à antiga.


5 comentários:

  1. Tenho uma amiga em Vinhais a fazer algo parecido mas com "Osyris alba".
    Um destes dias vou tentar aprender.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  2. Eu vou demorar, no mínimo, umas boas semanas a aprender esta técnica!
    E....e... :)

    ResponderEliminar
  3. Também gostaria de aprender esta técnica nos tempos livres. Será que a D. Aida se disponibiliza para ensinar a mais curiosos nos tempos livres? Em caso positivo, é possível enviar o contacto? Obviamente que existiria uma compensação pelo tempo da professora.

    (parabéns pelo blogue)

    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Olá Nuno
    A D. Aida tem um enorme gosto em ensinar as suas artes a quem quer aprender. Talvez a melhor forma de o fazer seja contactar o Núcleo Museológico do Sal (veja o link deste post para a página do Núcleo Museológico do Sal) e solicitar que o ponham em contacto com a artesã.
    Boas aprendizagens!

    ResponderEliminar
  5. É o que vou fazer, agradeço a dica!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores