segunda-feira, 5 de novembro de 2012

PUDIM DE CHIA


Eu já fui uma pessoa gulosa. Daquelas que fazia bolos todas as semanas, devorava chocolates, perdia o tino com os gelados da Emanha e esperava que todos os natais houvesse na mesa o doce real da avó Jesuína para ter o seu momento épico de gula. Embora continue a gostar muuuuito de chocolates, a minha apetência pelos doces diminuiu drasticamente ao longo dos  últimos anos. Tanto que, quando a família me pede para eu fazer uma sobremesa, raramente a como. O gozo está mesmo em fazê-la.
Depois de na semana passada ter feito um clássico leite creme, com toneladas de açúcar e gemas, e que apenas provei, hoje optei por uma receita mais saudável, mais leve e que não me deixa indisposta como todas as sobremesas convencionais.
Para fazer este pudim de chia, baseei-me nesta receita da Amy, mas tive de fazer algumas adaptações. Os cajus foram substituídos por amêndoas e à falta de tâmaras (aqui é impossível arranjar tâmaras que não estejam cobertas de xarope) usei um pouco de mel. Muito pouco.
Para mim, ficou perfeito, mas para os gulosos da família tive mesmo de colocar um topping de compota de castanha que fiz há dois dias.


6 comentários:

  1. Olá! Gosto tanto da etiqueta "vegan". :)
    E nem de propósito aparece aqui a chia, a minha nutricionista para a minha dieta mandou-me tomar 2 colheres de sopa de chia com água. Não noto alterações com aquilo mas lá vou tomando.

    ResponderEliminar
  2. iii - O uso de sementes na nossa alimentação não é pacífico. Pode consultar neste site alguma informação sobre o assunto (http://paleozonenutrition.com/)

    Guida - do pudim ou da compota ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu falava do pudim, mas também provava a compota..

    ResponderEliminar
  4. Tem um aspecto sedutor.

    Cordial abraço,
    mário

    ResponderEliminar
  5. Mário, a consistência é parecida com a da tapioca. Mas também pode ser usada, por exemplo, para encorpar chocolate quente (cá em casa, feito com leite de amêndoa, cacau em pó, canela e mel de eucalipto)

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores