terça-feira, 27 de agosto de 2013

FLAN DE COURGETES E UMA SAIA DE GANGA

Esta é uma das minhas receitas favoritas para aquelas ocasiões em que me apetece fazer um prato com alguma apresentação mas que não me obrigue a passar um dia inteiro na cozinha (que é basicamente o que acontece sempre que tenho convidados cá em casa e me convenço que tenho de fazer um jantar com sete ou oito coisas diferentes...). Bom, adiante.
À receita base  -os ovos, a maizena, o queijo- podem ser adicionados outros ingredientes que não o refogado de courgetes. As cebolas podem ser substituídas por alho francês, as courgetes por beringelas (ou mesmo por camarão, salmão fumado, galinha previamente cozida). As variações são infinitas.


Ingredientes
4 ovos
150 gramas de queijo (usei um queijo curado de ovelha e vaca do Rabaçal)
4 colheres de sopa (rasas) de maizena
3 cebolas pequenas
1 courgete média
1/2 chávena de azeite
piri-piri qb
flor de sal qb
cúrcuma qb
coentros frescos

Preparação
Numa frigideira larga e com tampa, colocar o azeite, a cúrcuma, o piri-piri, e levar a lume médio deixando que as especiarias comecem a fervilhar. Juntar as cebolas e, de seguida, a courgete cortadas em fatias muito finas (usei a mandolina). Tapar a frigideira e deixar o tempo suficiente para as cebolas e a courgete ficarem transparentes.
Entretanto, batem-se os ovos numa taça e depois junta-se a maizena e o sal. Emvolver bem com o batedor de varas. De seguida, adicionar o queijo picado, os coentros e, finalmente, o preparado de cebolas e courgete. Deitar na forma (a que usei é de cerâmica anti-aderente) e levar ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos. Já está!


Enquanto o flan coze no forno acabei a saia de ganga. O molde que usei foi o da Barcelona Skirt da Amy Butler. Fi-lo bastante mais curto do que o modelo original. O objetivo era ter uma saia de outono/inverno para usar com galochas e, por essa razão, o comprimento ficou um pouco acima do joelho. Como queria  bolsos (na parte da frente e atrás), copiei o modelo das minhas únicas calças de ganga para os bolsos de trás e o de uma saia/calção para os bolsos da frente. Aproveitei para treinar os ensinamentos do Grande Livro da Costura sobre bolsos. Optei por fazer bolsos de chapa por me parecerem mais simples de executar (afinal, foram os primeiros bolsos que fiz!) mas forrei-os do mesmo tecido que usei para o forro da saia. Claro que me deveria ter lembrado de os pespontar na parte em que não são cosidos à peça...
A maior aventura foi mesmo colocar o fecho...consegui partir uma agulha da máquina (vá lá, desta vez não parti um carreto...) e não fiquei inteiramente feliz com o resultado. Conclusão: tenho de treinar colocação de fechos! Acho que vou aproveitar a ganga sobrante e fazer uma clutch.


6 comentários:

  1. A saia ficou gira. :) Quanto a pregar fechos, temos que usar a parte mais fina do calcador para fazer o pesponto, ou seja, pregar da direita para a esquerda, convém deixar uma parte de tecido por cima do fecho, de modo a tapa-lo(esconder)se alinhavar é mais fácil.

    ResponderEliminar
  2. Está maravilhoso! Tudo! A saia, o flan. Vá, vá, agora toca a fazer vestidos de madrinha... eu ajudo a alinhavar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando olhares de perto o fecho perdes o entusiasmo :)
      Ainda não encontrei tecidos de jeito, mas a busca continua ;)

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores