terça-feira, 29 de outubro de 2013

NÉCTAR DE BETERRABA E GENGIBRE


E maçã e limão. Eu não gosto de viver em grandes cidades. Estudei e trabalhei em Lisboa mais de 20 anos e vivi sempre à margem da cidade. Senti-me sempre como um peixe fora de água, um desconforto permanente, uma enorme dificuldade em lidar com a poluição sonora, o excesso de estímulos, o ritmo de vida frenético. Depois de ter vivido em Chaves para fazer a pesquisa de doutoramento e de me ter deslumbrado com Trás os Montes, tornou-se ainda mais difícil lidar com a vida na grande cidade. O tempo que passei em Barroso, nessa altura já com residência oficial na Figueira da Foz, foi aquele que mais se aproxima do que idealizo: rodeada de uma natureza selvagem, agreste e deliciada com o barulho do silêncio. Retenho, dessa época, imagens idílicas que resgato de cada vez que me vejo imersa na confusão de Lisboa. Como uma estratégia de sobrevivência para manter a sanidade. 
Agora que voltei a viver em Lisboa não tem sido nada fácil esta (nova) adaptação. Eu bem que imagino que estou na praia da Figueira ou lá por terras de Barroso e que em vez dos automóveis estou é rodeada de vacas barrosãs ou ovelhas...mas nem sempre funciona! E as minhas duas bichas - a Pipoca e a Seara - também me fazem muita falta, especialmente nas caminhadas matinais pelos poucos espaços verdes que esta cidade tem. Não tem sido mesmo nada fácil...
Já as experiências com novos sumos e néctares vão pelo bom caminho :)

Ingredientes
2 beterrabas pequenas
4 maçãs
1 limão
1 pedaço de gengibre de 3cm
500 ml de água mineral

Preparação
Descascar o gengibre e reservar. Descascar o limão e retirar toda a parte branca e caroços aproveitando apenas os gomos. Descascar e cortar em pedaços pequenos as beterrabas e as maçãs. Na Bimby ou noutro processador de comida colocar todos os ingredientes sólidos e triturar o tempo suficiente para reduzir a puré (na Bimby, 10 segundos, velocidade 7). Juntar a água e programar mais 1 minuto em velocidade 9 (basicamente para obter uma mistura uniforme). 
A quantidade de água que se junta depende do gosto de cada um. Se gostar de bebidas mais encorpadas, juntar menos água. 


8 comentários:

  1. Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelo casamento, muitas felicidades ao casal! Estou sempre para comentar aqui, mas detesto pelo telemóvel - onde geralmente vejo os posts -, não dá certo com os blogs. Enfim, o néctar está com um aspecto ótimo. Eu costumava tomar um "batido" de cenoura, pepinos e beterraba todos os dias - recomendação deste livro aqui http://www.amazon.co.uk/The-Tao-Health-Sex-Longevity/dp/0743409078/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1383070607&sr=8-1&keywords=tao+of+sex+and+longevity -, mas um dia passei mal (não foi culpa do batido, mas porque o batido havia sido consumido naquele dia, ficou o trauma que espero superar), portanto... Mas parece uma sugestão interessante.Os pãezinhos de mandioca também estão com um aspecto excelente, adoro tudo que leva mandioca, é um pena que seja um dos alimentos que tenho de evitar no momento.
    Enfim, espero que se torne mais fácil estar em Lisboa caso não haja outra solução, é mesmo difícil ficar num lugar onde não nos sentimos em casa. Eu reclamava de onde estava antes e foi um alívio sair de lá e interessante chegar aqui onde estou, mas ainda não é casa. É sempre difícil quando temos o coração a vaguear por outras paradas.
    E as suas cadelas, com quem ficaram?
    Um abraço, tudo de muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dani, há quanto tempo :)
      Muito obrigada!
      Este néctar, por causa do gengibre e do limão, torna-se bastante refrescante. Em relação aos sucos/nectares/batidos verdes creio que podem ser olhados de diferentes perspetivas. Uma delas, creio, traduz uma forma alternativa de consumo de "verdes" para as pessoas que têm dificuldade em comer esses verdes na forma normal (saladas) seja por falta de hábito, seja porque não apreciam. Há um livro da Victoria Boutenko (Green smothies, se não estou em erro) que comprei há uns anos quando comecei a ler sobre raw food. Tem receitas interessantes, mas ao lê-lo fiquei com a impressão que era direcionado para um público com dificuldades em consumir verduras frescas. As receitas tinham sempre como base verduras e bastante fruta e creio que as frutas serviam para disfarçar o sabor das verduras e tornar estas últimas mais comestíveis. Pessoalmente, consumo green smothies esporadicamente. Como as verduras frescas fazem parte da minha alimentação diária, os sucos/batidos verdes são mais muletas que uso para quebrar a rotina de outras bebidas. Mas nada contra! Há receitas deliciosas que incorporam, em vez da água, enquanto elemento líquido de base, leite de amêndoa ou de côco (receitas para breve!).
      Os pãezinhos de mandioca se não forem comidos acabados de sair do forno perdem alguma piada. Para aquecer no micro ondas é preciso controlar bem o tempo. Os primeiros que aqueci, durante tempo demais, ficaram como pedra. Depois, na segunda leva, contei os segundos: não mas de 20-30 se forem várias a serem aquecidos ao mesmo tempo.
      As bichas ficaram com mamãe. Lá na Figueira têm um grande quintal e muitos mimos. Mas acho que preferem quando lá estou e as levo em grandes passeios.
      Bjs e tudo de bom para ti também!

      Eliminar
  2. Ainda um dia hás-de sair da cidade grande e vir aqui para o campo comigo, abrimos uma vacaria e treinamos as nossas cadelas a pastorear os bezerros ou os cordeiritos... um dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guida, eh pá, vacaria é muito à frente!
      Umas 3 cabrinhas na Bunhosa e já me dava por satisfeita ;)

      Eliminar
  3. Olà,mas que sorte ter um sitio para sonhar,para aliviar, nos ajudar dia a dia e ter a esperança de ir viver para la quando se poder…
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Adoro sumos com beterraba. Fiz há uns tempos um post dedicado às pessoas que pela primeira vez me explicaram o poder anti-cancerígeno da beterraba, se quiseres ler, está aqui:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/09/almondegas-de-beterraba-e-cenoura.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores