domingo, 29 de maio de 2011

CRUDIVORISMO - GELADO DE BANANA E LEITE DE AMÊNDOA

O meu interesse pelo crudivorismo começou, na minha outra vida, com as conversas que tinha com a Susana sobre alimentação paleolítica. Daquilo que comiam os nossos antepassados aos gurus atuais do crudivorismo, foi uma questão de navegação por centenas de páginas da internet e da compra de muitos livros de receitas crudívoras, via Amazon.

Ainda em Chaves, fiz as primeiras experiências crudívoras a partir dessa literatura que tinha acumulado. O problema de alguns destes livros é que usam ingredientes que em Portugal ou não são facilmente acessíveis ou têm preços incomportáveis para que possam ser utilizados numa base diária. Por outro lado, muitas das receitas utilizam equipamentos igualmente caros, como os desidratadores. É verdade que já pensei em construir um desidratador solar mas os meus conhecimentos de carpintaria parecem ter congelado em 1984!

Das experiências crudívoras que fiz, as de sobremesas foram aquelas que me conquistaram mais rapidamente. Aliás, foi através dessas experiências que passei a só comer fruta até à hora do almoço e comecei a rejeitar os doces e os bolos convencionais. Demasiado enjoativos! Mas confesso que o chocolate continua a ser a minha grande debilidade...embora o caso já não seja tão grave como há uns anos!

Já fiz sopas crudívoras (e que boas que são!), uso brotos com regularidade e como vegetariana há mais de 22 anos, as saladas nunca me intimidaram! Mas algumas receitas referentes a preparações mais substanciais ainda não me convenceram. Experimentei fazer uma vez uma receita de sushi com aveia (seria aveia?) demolhada e o sabor era péssimo...

Uma dos melhores livros de comida crudívora que tenho é este da Ani Phyo. Não é apenas um livro de culinária. É um livro sobre um estilo de vida mais saudável e respeitador do ambiente. Uma fonte de inspiração. Ontem, quando estava a consultar o site da Ani, decidi que ia criar uma receita de gelado crudívoro de banana e leite de amêndoa. Ok, eu sei, nada de muito original! Mas como tenho tendência para menosprezar a referência a quantidades exatas nas receitas, a criação foi mais um exercício de disciplina que outra coisa!



Ingredientes
6 bananas pequenas (usei bananas da Madeira) congeladas de véspera
250 grs de amêndoa crua pelada e deixada de molho desde a véspera
1 litro de água mineral
1/2 chávena de agave
1 vagem de baunilha


Preparação
Primeiro, o leite de amêndoa. Num recipiente juntar a amêndoa hidratada e escorrida com um litro de água. Quanto mais água se usar, menos espesso ficará o leite. Triturar com a varinha mágica (bom, quem tem uma Bimby ou um robot de cozinha tem a tarefa simplificada...). Depois, coar num passador calcando a polpa de amêndoa para obter a maior quantidade possível de líquido. Com as quantidades que usei, fiquei com 750ml de leite de amêndoa.



De seguida, num recipiente grande, deitar as bananas partidas ao meio (apesar de congeladas, partem-se com facilidade) e adicionar os restantes ingredientes: o leite de amêndoa, o agave e a vagem de baunilha. Novamente com a varinha mágica triturar esta mistura.



Para utilizar a vagem de baunilha deve-se cortar no sentido longitudinal e, com uma faca, raspar as sementes do seu interior. Vale a pena guardar a vagem pois pode ser usada noutras preparações (crudívoras ou não).


De seguida, deitar na sorveteira e seguir as instruções. Quem não tem sorveteira pode colocar o conteúdo diretamente num recipiente e levar ao congelador. Et voilá!



Se ficou bom? Ficou ótimo! É doce, mas não em demasia, tem uma textura muito suave e mesmo que se coma uma quantidade razoável não enche. É um ótimo gelado-base para partir para receitas mais complexas!







4 comentários:

  1. Olá Daniela, tanto tempo!! vejo que continuas com as tuas boas e apetitosas ideias.O próximo sábado vou assistir a um workshop de comida vegetariana..estou muito entusiasmada.Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Hello, Adriana!
    Boa sorte para esse workshop! Onde é? Na Figueira?
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Agora já podem comprar todo o tipo de desidratadores, desde os mais económicos aos topo de gama (Excalibur) em:

    www.BRINCOLOICA.com

    Os portes são grátis apartir de 100€ para Portugal continental.

    Votos de um estilo de vida saudável :)

    Nuno Pascoal

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores