As performances das aldeias finalistas ao Concurso da Aldeia mais portuguesa de Portugal não se esgotaram na exibição dos dançares e dos cantares locais para os membros do júri .
Para as câmaras representaram-se tempos de trabalho em que os trajes do quotidiano eram substituídos pelas roupas de festa. A jovem da imagem, com o ouro posto ao peito, que aparece sorridente no filme conduzindo a junta de bois e lavrando a terra, é uma das protagonistas na construção de uma imagem idílica de um Portugal rural.
Estou encantada com as imagens. A personificação de um Portugal (in)existente!
ResponderEliminarbeijinhos
Eu também ando encantada com estas imagens :)
ResponderEliminarBj
Cara Ni, sou natural de Vila Chã e gostava muito de saber como posso ter acesso às imagens e filme referentes a este concurso.
ResponderEliminarMuito Obrigado!
Paulo
A jovem da imagem chamava-se Bernardina. faleceu em 1969 mas tem muitos descendentes!
ResponderEliminarPaulo
Olá Paulo
ResponderEliminarEm relação às fotografias de Vila Chã que já tenho identificadas no âmbito da coleção do MAP (7, se não estou em erro), posso enviá-las para o seu mail, se quiser. O filme, como já referi num outro post deste blogue, penso ser propriedade da Cinemateca Portuguesa, logo, será conveniente, contactar a instituição.
Bom, agradeço-lhe imenso a partilha da identificação da jovem que aparece retratada na fotografia! Assim, as imagens têm outro valor!
Daniela
Cara Ni, ficava-lhe muito grato se as pudesse enviar! O meu endereço é pjsasilva@hotmail.com.
ResponderEliminarActualmente não resido na aldeia, mas temos um grupo no facebook onde são partilhadas fotos de agora e de outrora que está a causar muito furor!
desde já o meu agradecimento!
Esta senhora é a minha Avó Emília, tem 93 anos.
ResponderEliminarSara Neiva
Olá Sara
ResponderEliminarObrigada pela identificação. Já vi, pelos comentários anteriores, que circulam várias versões sobre a identidade da rapariga que aparece na fotografia :) Será que a sua avó ainda se lembra desta ocasião? Dá vontade de ir a Vila Chã só para falar com ela :) Seria um testemunho valiosíssimo!
Olá Ni,
ResponderEliminarMinha avó falava neste acontecimento com alguma regularidade, mas vagamente, e penso que nem soube muito bem o porquê de toda aquela organização (festa).... Ela contava que tinham vindo cá um senhores importantes mas nem sabia de quem se tratava.... O que ela mais falava era da "tocata" na eira das "Camilas".... Caso queira entrar em contacto entrar em contacto disponha (kaneyrinha@live.com.pt)
Saudações,
Sara Neiva