domingo, 1 de maio de 2011

MANHOUCE, 1938

Poucos dias depois de ter chegado ao Museu de Arte Popular (em agosto do ano passado), mostraram-me, em suporte digital, a coleção das fotografias que integravam a museografia original do MAP. Lembrava-me, vagamente, de algumas das imagens, quando há 15 anos, estagiei no MAP. Mas destas quatro não tinha qualquer memória.



A pergunta imediata foi: vamos vamos fazer uma exposição sobre esta coleção? Na altura, com o processo de reabertura do Museu, foi impossível concretizar o projeto, mas mantive sempre a esperança que as 138 fotografias já digitalizadas pela DDF pudessem ser trabalhadas no contexto de uma exposição que integrasse, igualmente, parte do acervo do MAP.


Como referi no post de há dois dias, algumas das fotografias são fotogramas do filme A Aldeia mais portuguesa de Portugal, realizado por António de Menezes em 1938. Ou, pelo menos, de passagens que depois não foram aproveitadas na montagem. Só a visualização de todo esse material me permitiria tirar conclusões mais precisas.
De qualquer forma, é desafiante estar a visualizar o filme e ir descobrindo algumas das personagens  destas fotografias em movimento, dançando, correndo, sorrindo, trabalhando...ou, como se suspeita, representando tarefas para as câmaras. E poder situá-las espacialmente, o que dá uma terrível vontade de ir em busca destes lugares e dos descendentes destas pessoas.


Mesmo que esteja de saída do MAP, este projeto vai comigo. Às vezes descobrem-se olhares muito ternos nas imagens do filme e nas fotografias. Outras vezes são olhares de profunda tristeza, ainda que os contextos registados sejam sobretudo de festa. Mas também há sorrisos enormes. Como a própria vida...


Estas quatro fotografias pertencem a Manhouce, uma das aldeias a concurso. Dá vontade de lá ir e saber quem foram estas mulheres, não dá?

4 comentários:

  1. Vamos?
    projecto à vista....
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vamos, mas não é para Manhouce ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde , queria lhe pedir se sabe me indicar o site ou fonte para poder visualizar o filme de 1938? Tambem gostaria saber que fonte é essa "MAP"? agradecia muito a sua ajuda , obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Creio que o filme se encontra nos arquivos da Cinemateca Portuguesa. É uma questão de contactar a instituição para confirmar. MAP a sigla de Museu de Arte Popular.

      Eliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores