terça-feira, 3 de maio de 2011

PERFORMANCE EM VILA CHÃ


As performances das aldeias finalistas ao Concurso da Aldeia mais portuguesa de Portugal não se esgotaram na exibição dos dançares e dos cantares locais para os membros do júri .
Para as câmaras representaram-se tempos de trabalho em que os trajes do quotidiano eram substituídos pelas roupas de festa. A jovem da imagem, com o ouro posto ao peito, que aparece sorridente no filme conduzindo a junta de bois e lavrando a terra, é uma das protagonistas na construção de uma imagem idílica de um Portugal rural.

9 comentários:

  1. Estou encantada com as imagens. A personificação de um Portugal (in)existente!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também ando encantada com estas imagens :)
    Bj

    ResponderEliminar
  3. Cara Ni, sou natural de Vila Chã e gostava muito de saber como posso ter acesso às imagens e filme referentes a este concurso.
    Muito Obrigado!
    Paulo

    ResponderEliminar
  4. A jovem da imagem chamava-se Bernardina. faleceu em 1969 mas tem muitos descendentes!
    Paulo

    ResponderEliminar
  5. Olá Paulo
    Em relação às fotografias de Vila Chã que já tenho identificadas no âmbito da coleção do MAP (7, se não estou em erro), posso enviá-las para o seu mail, se quiser. O filme, como já referi num outro post deste blogue, penso ser propriedade da Cinemateca Portuguesa, logo, será conveniente, contactar a instituição.
    Bom, agradeço-lhe imenso a partilha da identificação da jovem que aparece retratada na fotografia! Assim, as imagens têm outro valor!
    Daniela

    ResponderEliminar
  6. Cara Ni, ficava-lhe muito grato se as pudesse enviar! O meu endereço é pjsasilva@hotmail.com.
    Actualmente não resido na aldeia, mas temos um grupo no facebook onde são partilhadas fotos de agora e de outrora que está a causar muito furor!
    desde já o meu agradecimento!

    ResponderEliminar
  7. Esta senhora é a minha Avó Emília, tem 93 anos.
    Sara Neiva

    ResponderEliminar
  8. Olá Sara

    Obrigada pela identificação. Já vi, pelos comentários anteriores, que circulam várias versões sobre a identidade da rapariga que aparece na fotografia :) Será que a sua avó ainda se lembra desta ocasião? Dá vontade de ir a Vila Chã só para falar com ela :) Seria um testemunho valiosíssimo!

    ResponderEliminar
  9. Olá Ni,
    Minha avó falava neste acontecimento com alguma regularidade, mas vagamente, e penso que nem soube muito bem o porquê de toda aquela organização (festa).... Ela contava que tinham vindo cá um senhores importantes mas nem sabia de quem se tratava.... O que ela mais falava era da "tocata" na eira das "Camilas".... Caso queira entrar em contacto entrar em contacto disponha (kaneyrinha@live.com.pt)

    Saudações,
    Sara Neiva

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores