terça-feira, 11 de outubro de 2011

MINAS DA BORRALHA - DO PÃO

Uma das estruturas de fornecimento de comida nas Minas da Borralha era a padaria que funcionava nas instalações da empresa. Não se podia comprar o pão que se quisesse. Cada família tinha direito a um número certo de pães e, para os adquirir, tinham de comprar previamente as senhas do pão.

Era muita gente, davam dois a cada pessoa. Não davam mais que dois pães. A gente entregava a senha para dois pães. Mas a gente pagava a senha. No meu tempo metia-me ali nas levadas e estava ali e depois a minha mãe vinha estocar-me e bater-me por eu não ir pelo pão. Porque eu punha-me ali horas e horas.   Davam umas broinhas assim, pequeninas. Era um senhor que vendia as senhas, no sítio onde se comprava o pão. No meu tempo. Já tenho 65 anos. Era miudita.  Nasci em 46. (Adília)

Mas o pão que havia disponível não era apenas o que era fornecido pela padaria das Minas. Havia mulheres que vinham de longe ou de perto vender pão. Algumas atravessavam a serra da Cabreira, vindas de Agra, com cestas de pão à cabeça. Outras vinham da vila.

Havia mulheres que vinham de Salto com as canastras à cabeça, mas o pão não dava para toda a gente. Vinha uma senhora com o pão, que já morreu. Vinha a senhora Natália que chegava ali a Caniçó, pousava a canastra e os meninos reuniam-se à volta dela e ela repartia pão aos bocadinhos, dividia para todos os meninos. Dava pão às crianças. Pegava no pão e partia para todas as crianças. Às criancinhas dividia o pãozinho. Naquele tempo também não era muita fartura. Não é como agora a gente...(Adília)

Depois, surgiram padarias particulares e havia quem moesse a farinha e a vendesse para quem quisesse fazer pão. Para tal, foram construídos vários fornos comunitários que eram usados pelas famílias dos trabalhadores das Minas da Borralha.



(Um dos fornos das Minas da Borralha)

Outra das estruturas relacionadas com o fornecimento de comida e bebida das Minas era o bar do grupo desportivo. Hoje em ruínas, tal como a maioria dos edifícios do complexo, está incluído no projeto de musealização que agora se inicia. Há todo um mundo para explorar. Ainda que o mesmo esteja na memória das pessoas...

(Bar do grupo desportivo da Borralha)

1 comentário:

  1. nasci em Minas da Borralha em 1954 mas vim para a zona de Lisboa com 6 meses de idade. não tenho familiares nessa zona mas gostaria de estabelecer contacto com alguem das Minas da Borralha.
    toguer8@hotmail.com Abraços!!!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores