segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PÃO COM ALMA E SEM GLÚTEN


Apesar do dedo cortado e de ter conseguido que o papel pardo pegasse fogo quando coloquei  o pão dentro do forno (típico: tinha o forno programado para aquecer apenas a resistência superior!), o resultado foi mesmo muito bom. 
A receita deste pão de farinha de arroz, copiada da embalagem da goma xantana, está aprovada. A goma xantana funcionou perfeitamente como agente espessante e agregador nesta combinação sem glúten. 
O que não mudou foi mesmo a minha maneira preferida de comer pão: com nozes e gomos de maçã sumarenta. Soube-me pela vida. E a alma reconfortou-se.

Ingredientes
500 grs de farinha de arroz (branca, integral ou uma mistura das duas)
1 colher de chá de flor de sal
2 colheres chá de açúcar
1 pacote de fermento seco
2 colheres de chá de goma xantana (vende-se no Celeiro)
550 ml de água
3 colheres de sopa de óleo

Preparação
Misturar a água morna com o fermento e o açúcar dissolvendo bem. Deixar repousar cerca de 10 minutos até a superfície do líquido ficar coberta de espuma (significa que o fermento foi ativado).
Numa taça deitar a farinha, o sal e a goma xantana. Juntar o fermento dissolvido em água e envolver até incorporar todo o líquido. Adicionar o óleo e envolver bem.
Colocar numa forma untada com óleo e deixar repousar cerca de 1h30m. 
Levar a forno pré-aquecido a 200º, tapando a forma com papel pardo ou vegetal, durante cerca de 50 minutos (deve-se ir testando).
Retirar da forma e deixar arrefecer na rede para não acumular humidade na massa.




6 comentários:

  1. Fiz este pão, mas baixou um pouco porque tirei-o a meio da cozedura, achava que já estava... O que é o fermento seco? É tipo Royal? É fermento daquele granulado?

    ResponderEliminar
  2. Kika
    Parece-me que o problema foi mesmo tirar o pão antes do processo de cozedura estar completo. Já fiz esta receita outras vezes e creio que o tempo indicado na embalagem da goma xantana é, até, insuficiente. E é mesmo imprescindível cobrir a forma com papel vegetal ou de alumínio. Experimente, também, com linhaça e sementes de girassol (duas colheres de sopa bem cheias de cada variedade). O pão fica muito mais crocante e saboroso.

    ResponderEliminar
  3. Ni, não posso comer sementes de qualquer tipo ;) Obrigada pela dica, experimentarei novamente este fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Fiz este pão, como indicado, mas quanto ao fermento seco, fiquei na duvida quanto a quantidade exacta uma vez que as embalagens que compro sao de 100 gramas. Quanto e' exactamente a embalagem de fermento referida?

    Muito obrigada [pela receita e pelo blog, que muito aprecio, especialmente a qualidade da fotografia!]

    ResponderEliminar
  5. Olá Cláudia :)
    100 gramas??? Não! Os pacotinhos de fermento seco (por exemplo da Fermipan) devem ter uns 10 gramas cada.

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores