sábado, 22 de março de 2014

PÃO DE CARDAMOMO E CANELA SEM GLÚTEN



No Natal de 2012, mate ofereceu-me este livro. Hadjiandreou tem uma pequena secção com receitas de pão sem trigo ou sem glúten. As receitas de pão sem glúten são feitas a partir de uma combinação de farinhas que se encontram com alguma facilidade - umas, em qualquer supermercado, as outras em lojas de produtos naturais. Não segui nenhuma das receitas à risca. Faltavam-me em casa alguns ingredientes e optei por fazer substituições e adições. E simplifiquei o processo de cozedura.


Ingredientes
150 gramas de polvilho doce (a receita original usa fécula de batata)
150 gramas de farinha de arroz
80 gramas de farinha de trigo sarraceno
80 gramas de farinha de milho
raspa da casca de uma laranja
1 colher de sobremesa de canela em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
2 colheres de chá de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 saqueta de fermento seco
2 colheres de sopa de ghee
360 gramas de água

Preparação
Numa taça juntar as farinhas, as especiarias, o sal e a raspa de laranja. Reservar.
Numa tigela deitar o fermento, o açúcar e a água morna mexendo bem para dissolver o fermento e o açúcar. Deixar repousar até fazer espuma (cerca de 10 minutos).
Entretanto, cortar a ghee em pedacinhos e juntar à mistura de farinhas. Adicionar a água com o fermento e o açúcar e envolver muito bem.
A massa deve ficar com a consistência - diz Hadjiandreou - de um iogurte cremoso. Se for necessário, pode juntar-se mais um pouco de água.
Deixar repousar cerca de uma hora num local aquecido. Ao fim desse tempo, deitar o preparado numa forma anti-aderente untada com azeite e levar a forno pré-aquecido a 210º. Tapar a forma com papel de alumínio e deixar cozer por cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo, retirar o papel de alumínio e deixar mais uns minutos no forno para ganhar uma cor dourada. 
Retirar da forma e deixar arrefecer na grelha antes de cortar.


O pão fica com uma crosta imensamente crocante e com um interior humedecido. À semelhança do pão de arroz que já mostrei aqui várias vezes, esta mistura de farinhas pode beneficiar com a introdução de um elemento crocante (sêmola de milho em vez de farinha de milho ou adição de sementes como a linhaça, o sésamo, girassol). Esta é, aliás, uma das sugestões que o autor faz para esta receita: pão com sementes. A outra versão é de frutos com especiarias. 
A variação que fiz é muito aromática e tem um sabor subtil a cardamomo muito agradável. Definitivamente, temos receita.



4 comentários:

  1. O aspecto desse pão é qualquer coisa, não? De salivar aqui - e não é exagero, eu amo pães, é a minha perdição, gosto de quase todos, principalmente se recém-saídos do forno -, as texturas me parecem maravilhosas. Vou anotar esta receita, quero fazer (nunca vi cardamomo em pó, mas vai ver é porque não sabia que existia, encontra-se fácil por aí?).
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dani :)
      Espera, não faças este! Faz outro que já vou colocar no blogue :))))
      Mas sim, esta mistura de farinhas produz uma textura supimpa. E achas que consigo aguentar-me sem o cortar antes de arrefecer? É sair do forno e faca nele!
      beijinhos

      Eliminar
    2. Esqueci-me de responder à pergunta sobre o cardamomo! Comprei no Martim Moniz. Encontra-se com facilidade nos supermercados indianos. Mas, agora que perguntas, creio que nunca vi à venda noutros locais...

      Eliminar
  2. Obrigada! Eu já fui olhar ao supermercado - que tem muitas coisas "exóticas" - e não há... Se estivesse em Londres com certeza que encontrava nos mercados indianos, mas aqui acho que vou ter de pesquisar um pouco. Enfim, curioso, pois estava pensando em acrescentar sementes de girassol ao pão que normalmente faço, para adicionar um pouco de textura, e vi a receita atualizada. Quero mesmo experimentar! Beijinhos!

    ResponderEliminar

Acerca de mim

A minha foto
Sou uma antropóloga que só pensa em comida...
Instagram

Seguidores